Quando sai o resultado do Sisu 2021? Inscrições já estão abertas

As inscrições para o Sisu 2021 vão até o dia 9 de abril, e o resultado está programado para o dia 13
As inscrições para o Sisu 2021 vão até o dia 9 de abril, e o resultado está programado para o dia 13
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Já estão abertas as inscrições do Sisu 2021 para vagas em universidades e instituições públicas, com prazo até a próxima sexta-feira (9). O Sistema de Seleção Unificada abriu as vagas na madrugada desta terça-feira (6) e já reúne milhares de reclamações por causa de problemas para acessar o site oficial (sisu.mec.gov.br) em horários de pico. 

Quando sai o resultado do Sisu 2021?

O resultado do Sisu 2021 será divulgado em 13 de abril. De acordo com o Ministério da Educação, serão ofertadas 209.190 mil vagas distribuídas em 5.685 mil cursos de diferentes áreas. 

Qual é o critério de seleção?

A seleção dos candidatos é feita de acordo com a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o candidato pode escolher duas opções de curso. São considerados critérios automáticos de eliminação: 

  1. Zerar a redação do Enem
  2. Ter prestado o exame como treineiro

Dicas para garantir uma vaga pelo Sisu

Um ponto interessante do Sisu é a possibilidade de acompanhamento do processo durante todo o período de inscrição, o que pode facilitar a vida do candidato que pretende visualizar como está a concorrência de determinado curso, avaliando suas possibilidades de conseguir uma vaga de acordo com sua nota do Enem.

O sistema dá aos candidatos a possibilidade de alterar suas opções de cursos, então se você tem mais de duas opções de cursos de graduação em mente, é recomendável que você acompanhe diariamente o processo e verifique se não há uma chance maior de conseguir uma vaga em outro curso. 

Outro fator importante para garantir uma vaga é estar por dentro dos critérios específicos de avaliação de cada instituição que você escolher como opção. Isso porque os pesos atribuídos à nota do Enem podem sofrer alterações de acordo com cada universidade. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: