Enem Digital espera presença de 30 mil inscritos

A primeira etapa do exame foi aplicado no dia 31 e teve 68% de abstenção.
A primeira etapa do exame foi aplicado no dia 31 e teve 68% de abstenção.
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Neste domingo (31) será aplicado a segunda prova do Enem Digital em todo o país. Na primeira parte do exame em computadores, apareceram menos de 30 mil dos 93.079 inscritos confirmados. 

Os candidatos deverão responder neste domingo a 90 questões de ciências da natureza e matemática durante as cinco horas de prova. Apesar da baixa presença, o objetivo do Inep, órgão responsável por organizar a prova, é tornar a prova 100% digital até 2026.

Atualmente, mais de 5,5 milhões de estudantes que fazem a versão impressa, gerando vários obstáculos para a concretização de uma prova totalmente digital, como falta de acesso à computadores e poucos locais de prova preparados para receber os estudantes. O objetivo desta primeira versão digital é que os candidatos não tenham favorecimento ou problemas em relação à quem fez a prova impressa.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, os problemas ocorridos na primeira etapa da prova forma compreensíveis dado ao ineditismo deste formato. "Tivemos alguns problemas, mas todo processo inédito está sujeito a obstáculos". Sobre as abstenções, relatou que ocorreram "em função da pandemia".

Além disso, os candidatos de Manaus (AM) tiveram a prova suspensa por causa da pandemia, e de Macapá (AP) tiveram o local de prova interditado, então também não realizaram a prova do Enem de 2020, que deverá ser aplicada em outra data.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: