Coronavírus: doença já tem mais de 600 mil infectados e 31.196 mortes no mundo

No Brasil, 4006 casos da doença já foram registrados pelas Secretarias Estaduais de Saúde
No Brasil, 4006 casos da doença já foram registrados pelas Secretarias Estaduais de Saúde
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Estando em franca expansão pela Europa, o novo coronavírus (COVID-19) alcançou a marca de 666.718 infectados com a doença no mundo, somando 31.196 mortes, sendo que 143.352 já foram curadas da doença. Na Espanha, somente hoje (29), somaram-se 838 mortes por Covid-19 em 24 horas, segundo recorde em dois dias.

Os números mais assustadores, no momento, continuam sendo na Espanha e Itália, com 6.528 e 10.023 mortes, respectivamente, de acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Ontem (28) foram registrados 6 casos da doença no Vaticano; a Santa Sé informou que o Papa não está entre os infectados, apesar de um dos doentes estar na residência papal.

Em número de casos de infectados, os Estados Unidos, que durante a semana estavam à frente da China, passaram agora a ser o país com maior número de doentes do mundo, totalizando 124.686 casos e 2.191 mortos. Apesar do alto número de casos, Donald Trump afirmou que, após análises, não irá decretar quarentena em Nova York e regiões próximas.

No Brasil, o total de infectados chegou a 4006, de acordo com as Secretarias Estaduais de Saúde. Já o número de óbitos é de 116 pessoas, 84 deles somente do estado de São Paulo, região com a maior quantidade também de infectados pela doença e que está em quarentena desde o último dia 24.

De acordo com atualizações recentes ainda não atualizadas pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, nem pelo Ministério da Saúde, mais duas mortes foram confirmadas, uma por um hospital e outra por uma universidade. Assim, a quantidade de mortos pela doença chegaria ao total de 118. Neste fim de semana, os estados da Bahia e Rio Grande do Norte registraram as primeiras mortes.

O fim de semana também foi marcado por manifestações a favor do fim da quarentena decretada em vários estados, principalmente após a campanha do governo federal “O Brasil não pode parar”. Entretanto, após ação da justiça, a campanha foi retirada do ar e foi negada pelo governo e pela secretaria de comunicação. Mesmo assim, em várias cidades ocorreram manifestações ou apenas tentativas. Alguns governadores proibiram os atos com utilização de força policial.

Nesta manhã de domingo, o presidente Jair Bolsonaro visitou áreas comerciais de cidades próximas à Brasília concedendo entrevistas e conversando com trabalhadores para reforçar a necessidade, em sua visão, de se retomar a economia do país.

Cuidados com Covid-19:

Se apresentar sintomas ou tiver contato com alguém com a doença, faça quarentena e evite superlotar hospitais. Sua contribuição é necessária!

Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: