Auxílio Emergencial: Passo a passo completo, da regularização do CPF ao cadastro
O Auxílio Emergencial já está sendo pago gradativamente aos cadastrados no programa, criado como alternativa aos cidadãos que mais sofrem em meio à pandemia do novo coronavírus e com a necessidade de ficar em casa. Entretanto, muita gente ainda coleciona algumas dúvidas sobre como garantir o cadastro efetivo, fato que acaba gerando enormes filas pelo Brasil, pois além das dificuldades em concluir a inscrição, também surgem outros fatores, como os números de CPF com situação irregular na Receita Federal, um dos principais motivos de aglomerações nos centros de atendimento espalhados pelo país. Portanto, o Diário 24 Horas reuniu todas as informações necessárias para o cadastro no Auxílio Emergencial, desde a regularização do CPF até a finalização da inscrição, como pode ser visto a seguir.
Regularização do CPF
Quem não possui problemas com o CPF, pode pular esta etapa. Já para quem está com a situação do CPF irregular, é possível garantir a regularização através do próprio site da Receita Federal, onde são disponibilizadas as seguintes opções ao usuário:
- Formulário de Inscrição no site da Receita Federal;
- E-mail corporativo da Receita Federal, conforme tabela de jurisdição por estado apresentada a seguir:
1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO) [email protected]
2ª Região Fiscal (ACM AM, AP, PA, RO e RR) [email protected]
3ª Região Fiscal (CE, MA e PI) [email protected]
4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN) [email protected]
5ª Região Fiscal (BA e SE) [email protected]
6ª Região Fiscal (MG) [email protected]
7ª Região Fiscal (ES e RJ) [email protected]
8ª Região Fiscal (SP) [email protected]
9ª Região Fiscal (PR e SC) [email protected]
10ª Região Fiscal (RS) [email protected]
Auxílio Emergencial - Passo a passo para o cadastro pelo site (também válido para o App)
1- Acesse o site auxilio.caixa.gov.br e clique na opção "Realize sua solicitação".
2- Confira os critérios para cadastro apresentados na tela e clique nas duas caixinhas parra autorizar o uso dos dados pessoais e confirmar que atende aos requisitos estabelecidos pelo programa. Feito isso, clique em "Tenho os requisitos, quero continuar".
3- Preencha os Dados do Cidadão, clique "Não sou um robô" e clique em "Continuar".
4- Insira um número de celular para receber uma mensagem com o código de confirmação. Clique em "Continuar".
5- Digite o código recebido por mensagem. Clique "Continuar".
6- Preencha os dados complementares, que incluem dados sobre renda mensal, localidade e atividade profissional.
7- Nesta etapa, é importante se dedicar a fornecer informações detalhadas sobre cada membro da família, incluindo CPF de quem tiver, data de nascimento e grau de parentesco.
8- Caso queira receber o Auxílio Emergencial em uma conta bancária já existente, selecione a opção "Receber em conta existente". Caso prefira abrir uma nova conta (gratuita) para recebimento do benefício, selecione "Abrir uma conta e receber".
9- Quem escolher abrir uma nova conta, precisará informar RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quem escolher utilizar uma conta existente, terá que inserir os dados bancários, conforme solicitado.
10- Verificar se as informações estão corretas e marcar a caixinha de confirmação do uso dos dados pessoais.
11- Cadastro efetuado! Agora é só aguardar a análise do governo.
No aplicativo para celular, o passo a passo é o mesmo, portanto, caso ainda não tenha feito sua inscrição, acompanhe o nosso tutorial e não perca tempo de garantir o benefício de R$ 600, que chega a R$ 1.200 para mães chefes de família, com filhos até 18 anos de idade. Evite filas e aglomerações e faça tudo pela internet!