Secretário de Mandetta, Wanderson de Oliveira, pede demissão e se antecipa às ameaças de Bolsonaro

Secretário de Vigilância em Saúde era responsável pela criação das medidas de prevenção ao coronavírus.
Secretário de Vigilância em Saúde era responsável pela criação das medidas de prevenção ao coronavírus.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O palco de incertezas sobre a demissão do Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que é praticamente iminente durante a semana após novos ataques de Bolsonaro, foi motivo suficiente para o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, pedir demissão na manhã desta quarta-feira (15).

A informação, já confirmada pelo Ministério da Saúde, prepara o país para um cenário de mudanças drásticas nas próximas semanas, e só o que estaria segurando a permanência de Mandetta em seu cargo atual seria a procura ainda vigente do presidente por um substituto que atenda às suas necessidades e que, obviamente, se posicione totalmente a favor do Governo Federal.

Leia também: Apoiado por Mourão, Mandetta mantém cargo a contragosto de Bolsonaro

Oliveira era o braço direito do Ministro da Saúde, e era responsável pelo núcleo principal de desenvolvimento das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, além de ser figura carimbada nas coletivas de imprensa diárias no Palácio do Planalto. O embate entre o ministro e o presidente já acontece há algum tempo e gerou um estardalhaço no Ministério, que chegou a realizar uma limpeza geral dos pertences de Mandetta e, provavelmente, perdeu preciosas horas de trabalho, assim como em outros momentos que precisou lidar prioritariamente com os embates políticos ao invés de focar nas soluções em meio à crise.

Cotado há algumas semanas para o cargo principal do Ministério da Saúde, Osmar Terra parece ter sido descartado pelo presidente devido às exigências da ala militar do Planalto, que procura um ministro com bom respaldo técnico entre médicos, possivelmente como forma de combate direto à oposição em um primeiro momento. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: