Possível substituto de Mandetta, Nelson Teich, também defende isolamento

Oncologista também não concorda com as disputas políticas em meio à pandemia.
Oncologista também não concorda com as disputas políticas em meio à pandemia.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Cotado para substituir Luiz Henrique Mandetta no cargo principal do Ministério da Saúde, o oncologista Nelson Teich se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro na manhã desta quinta-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília. O curioso é que um dos principais descontentamentos de Bolsonaro em relação a Mandetta diz . respeito às medidas de isolamento horizontal, e recentemente, o possível substituto como ministro da Saúde também declarou-se favorável à ideia.

Leia mais: Secretário de Mandetta, Wanderson de Oliveira, pede demissão e se antecipa às ameaças de Bolsonaro

No texto "COVID-19: Como conduzir o Sistema de Saúde e o Brasil", Teich aponta o isolamento horizontal como a melhor estratégia diante da pandemia, sobretudo por causa da possível incapacidade do Sistema de Saúde garantir a absorção da demanda crescente de casos no país. "[...] a opção pelo isolamento horizontal, onde toda a população que não executa atividades essenciais precisa seguir medidas de distanciamento social, é a melhor estratégia no momento. Além do impacto no cuidado dos pacientes, o isolamento horizontal é uma estratégia que permite ganhar tempo para entender melhor a doença e para implantar medidas que permitam a retomada econômica do país".

O oncologista ainda dialogou, em outro texto, sobre a polarização política em meio à crise. "Criar uma polarização, imaginando que de um lado estão as pessoas e do outro lado o dinheiro, pode ser um erro grave na avaliação do problema trazido pela Covid-19", destacou. "Uma situação de competição pode gerar grande ineficiência na capacidade de interpretar a evolução da situação e na capacidade de ajustar o sistema de saúde e o dia a dia das pessoas adequadamente", explicou Teich. 

Cuidados com Covid-19:

Se apresentar sintomas ou tiver contato com alguém com a doença, faça quarentena e evite superlotar hospitais. Sua contribuição é necessária!

Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: