Via Twitter, Luiz Henrique Mandetta confirma sua saída do Ministério da Saúde

O ex-ministro agradeceu sua equipe e enfatizou que a pandemia é um desafio para o sistema de saúde brasileiro
O ex-ministro agradeceu sua equipe e enfatizou que a pandemia é um desafio para o sistema de saúde brasileiro
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Após vários dias de especulação, o presidente Jair Bolsonaro exonerou nesta tarde de quinta-feira (16) a demissão de Luiz Henrique Mandetta da posição de Ministro da Saúde. A demissão foi veiculada pelo próprio médico em sua página oficial do Twitter. Confira:

Mandetta estava em uma situação desconfortável com Bolsonaro há algum tempo, por divergirem das ações a serem tomadas para diminuir os casos de coronavírus no Brasil. O presidente disse que "faltava humildade" para o ministro. Já o ex-ministro foi entrevistado recentemente pelo Fantástico e por outros canais de comunicação, dizendo que, como médico, não deixaria o seu paciente doente (o Brasil) e que a população não sabe "se escuta o presidente ou o ministro".

Ontem (15), o Secretário Wanderson Oliveira já havia deixado a pasta por não concordar com as conduções do governo federal para o enfrentamento da doença e em apoio ao trabalho de Mandetta, já que a especulação de sua saída nesta semana era forte.

O presidente recebeu hoje o possível próximo Ministro da Saúde, o oncologista Nelson Teich. Em seguida, há cerca de uma hora, o presidente se reuniu com Madetta e sua equipe e anunciou a demissão.

A saída ocorre em um momento conturbado, visto que segundo a pesquisa realizada pela Atlas entre domingo (12) e terça-feira (14) com uma amostra de 2 mil pessoas, o levantamento indicou que 76,2% discordavam da remoção do ministro. Apenas 13,7% concordam com a saída dele e 10,1% não sabem.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: