Seguidores de Bolsonaro chamam Joice Hasselmann de "Peppa Pig" em memes controversos

Parlamentar é atacada após vazamento de áudio em que fala sobre criação de perfis nas redes sociais.
Parlamentar é atacada após vazamento de áudio em que fala sobre criação de perfis nas redes sociais.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Para os seguidores fiéis de Jair Bolsonaro no Twitter, o suposto áudio vazado da líder do PSL na Câmara, Joice Hasselmann, em que fala sobre a criação de perfis nas redes sociais para se proteger dos ataques de milicianos e "robôs" presentes nas plataformas, é a faísca necessária para um ataque violento e preconceituoso.

Revoltados, e com algum argumento aleatório para saírem em defesa do presidente, bolsonaristas levantaram a hashtag "GabineteDaPeppa" e deram início a um palco de duras críticas à utilização de perfis falsos com propósito político nas redes sociais.

Irônico, pois Carlos Bolsonaro está envolvido em uma investigação da Polícia Federal sobre fake news e, coincidentemente, seu pai - o presidente da república - decidiu borbulhar uma sub-crise em meio à pandemia de Covid-19, exonerando o diretor-chefe da PF, Maurício Valeixo, substituído por Alexandre Ramagem, amigo da família Bolsonaro e que, aliás, aparece em uma foto íntima de ano novo ao lado de Carlos. Nesta segunda-feira (27), o presidente chamou de "liberdade de expressão" os supostos esquemas de notícias falsas investigado pela PF. Ouça o suposto áudio de Hasselmann:

Entre os comentários dos bolsonaristas no Twitter, diversas imagens exibem machismo e deboches aos aspectos físicos da parlamentar, além de incentivos à violência sexual disfarçados em piadas de mau gosto, em alguns casos isolados. "A casa caiu balofa", diz um internauta. "Atenção: porca Joice foi presa", soltou outro usuário da plataforma. Em uma montagem, o internauta exibe Hasselmann deitada à mesa diante de vários "adversários" recentes de Bolsonaro, com a seguinte frase: "Pão partido dos amigos da onça". Confira um exemplo do que está sendo publicado:

Em vários outros comentários, internautas sugerem "abate" e outros termos, em reforços contínuos de violência e preconceito em meio a uma discussão política de sérios precedentes, perdendo o verdadeiro fio condutor e esquecendo das controvérsias de seu grande ídolo, aparentemente blindado pelo pano úmido de seus fiéis seguidores.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: