Greg Daniels, criador de The Office, fala sobre retorno à TV com Space Force e Upload

Daniels revelou como as duas novas séries saíram do papel
Daniels revelou como as duas novas séries saíram do papel
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Greg Daniels, criador da icônica The Office, está à frente de duas novas produções do gênero, "Space Force" e "Upload", e decidiu contar detalhes sobre os bastidores dos projetos, que, em resumo, mantêm o padrão de construção do roteirista que gerou uma herança histórica às séries de TV.

Para se ter uma noção, no início do desenvolvimento de "Space Force", estrelada por Steve Carell, Daniels se reuniu com a Netflix para entender o que os assinantes gostam de assistir na plataforma, e a resposta não poderia ser mais animadora: "comédias no local de trabalho com personagens peculiares e envolvimento românticos". 

Com esta simples descrição, não há como deixar de lembrar da dinâmica hilária de The Office, exibida de 2005 a 2013 na NBC e, atualmente, um título de ouro para as plataformas de streaming, inclusive o Peacock, da própria NBC-Universal, que desembolsou US$ 500 milhões para inserir a série oficialmente na grade. 

Desde a exibição do último episódio de The Office, Daniels não havia escrito nenhuma outra, mas isso não impediu que suas características se perdessem, já que serviu de inspiração para incontáveis produções ao redor do mundo. Seu retorno não poderia ser melhor, com duas séries estreando no mesmo mês: "Upload", já no ar, chegou no dia 1º de maio no Amazon Prime Video, e "Space Force" chega dia 29 na Netflix. 

Segundo Daniels, "Upload" é uma ideia guardada desde o final dos anos 80, na época em que era roteirista no "Saturday Night Live", especificamente na época em que os CD Players eram lançados. 

Suas histórias de origem, no entanto, não poderiam ser mais diferentes. "Space Force" surgiu da ideia de que a Netflix lançou Carell, que então trouxe Daniels, seu antigo chefe de "The Office", para uma nova revisão. Enquanto isso, "Upload" é ​​uma idéia que Daniels guardava no bolso de trás desde o final dos anos 80, quando era escritor no "Saturday Night Live".

"Eu estava tentando pensar: 'O que é uma boa ideia de esboço? Você pode digitalizar músicas; qual é a melhor coisa que você pode digitalizar? Se os computadores fossem grandes o suficiente, você poderia digitalizar seu cérebro. Então, você poderá realmente viver em alguns desses ambientes de jogos online. E de certa forma, a humanidade seria capaz de programar e criar sua própria vida após a morte", disse o escritor, que ainda enfrentou uma novela com o título.

Primeiro, ele escreveu o início de "Upload" como uma história curta. Mais tarde, durante a greve dos roteiristas de 2008, a ideia mudou para um romance. Em 2015, a obra foi transformada em um projeto de TV para a HBO que durou um ano e meio, até que Daniels readquirisse os direitos para vender à Amazon. No final das contas, Upload se tornou uma visão satírica da vida no final deste século, com a desigualdade de renda se estendendo para a "vida após a morte", gerida por uma empresa de tecnologia com fins lucrativos. 

Já Space Force não é uma ideia tão antiga. Steve Carell ligou para Daniels no ano passado para apresentar o discurso da Netflix e a ideia por trás da série. "Ele é inteligente, engraçado e tem um excelente gosto. Eu confio nele implicitamente. Frequentemente, nossos instintos se alinham. Geralmente, achamos o mesmo tipo de coisa engraçada, comovente ou intrigante. Esse tem sido o caso desde que nos conhecemos", disse Carell ao explicar a união com Daniels. 

Por coincidência, o roteirista também já guardava o desejo de escrever um programa militar há anos, e nada melhor do que utilizar o nacionalismo excessivo como foco principal do texto, que insere Carell como o general Mark Naird, encarregado de se mudar para o Colorado e chefiar a Força Espacial depois que seus sonhos de comandar a Força Aérea são frustrados. 

“Existem muitos políticos Trumpy por aí. Também sinto que há uma certa quantidade de fadiga de Trump. Estou mais interessado em encontrar um programa de comédia em que todas as pessoas possam rir e apreciar do que pregar para um coral e tentar marcar alguns pontos. A esperança é que este seja um show para todos", afirma Daniels, reforçando que não satiriza o presidente norte-americano de forma direta na série. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: