Anonymous afirma que "DC Blackout" é uma campanha de fake news criada para causar pânico

Legião de hackers ressurgiu nas redes sociais em meio aos protestos pela morte de George Floyd.
Legião de hackers ressurgiu nas redes sociais em meio aos protestos pela morte de George Floyd.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Na manhã desta segunda-feira (1º), começaram a circular rumores de que Washington, nos EUA, sofria de um apagão geral de telecomunicações e poderia estar sob possível iminência de um massacre comandado pela polícia em meio aos protestos iniciados após a morte de George Floyd, em Minneapolis.

Chamado de "DC Blackout" nas redes sociais, o suposto episódio de tensão virou motivo de investigação para o grupo Anonymous, que ressurgiu nas redes sociais para comprar a luta dos norte-americanos e do mundo contra o preconceito racial e o fascismo evidente nos altos escalões governamentais.

No Twitter, a legião iniciou uma sequência de publicações deixando claro que acreditava na versão de que o "DC Blackout" teria sido criado como parte de uma campanha para disseminar fake news com forte potencial de gerar pânico nos manifestantes e, consequentemente, cessar ataques aos patrimônios públicos com o poder do medo. "Nenhuma evidência de que os manifestantes foram mortos. Nenhuma evidência de internet cortada. Moradores de Washington relatam que as coisas estão normais", afirma o perfil. 

"Metade dos manifestantes foram presos e a outra metade pode estar dormindo (não entre em pânico, apenas espere)", prosseguiu, sem determinar qual seria a origem do conteúdo de desinformação. Por fim, o perfil alerta para a mudança de proposta da campanha: "os bots ajustaram sua campanha de desinformação no #DCblackout para fingir que há uma cópia da campanha de bot e colar um script "está tudo bem" para empurrar a narrativa de que tudo não está bem, criar confusão em massa e espalhar o medo".

George Floyd, assassinado por policiais em Minneapolis, é o nome que levou os norte-americanos ao limite da incompreensão acerca da brutalidade praticada pelos agentes oficiais do governo em prol de uma justiça controversa, autoritária e puramente baseada em fatos raciais. Os gritos contra a violência policial e o preconceito começaram a atingir outros países e geram, no momento, uma revolta generalizada contra a opressão ocidental às culturas herdadas ao longo de milênios. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: