OMS anuncia surto de ebola no Congo, em meio à crise do coronavírus

Além do novo surto de ebola, o Congo ainda precisa lidar com a crise do coronavírus e sarampo
Além do novo surto de ebola, o Congo ainda precisa lidar com a crise do coronavírus e sarampo
Kelly Lima
Por Kelly Lima

O ano de 2020 não está para brincadeira! A cada dia um susto diferente, daqueles de gelar o coração e a alma. Estamos vivendo momentos tensos em meio a uma pandemia de nível global. O coronavírus se instalou na humanidade e desde então vem causando muitas baixar, forçando a população ao isolamento, medo e incertezas.

Mesmo sendo amplamente divulgado pela mídia, arrebatando os holofotes para si, não anulou a existência de outras doenças, que continuam aterrorizando pessoas ao redor do mundo como, por exemplo, o surgimento de um surto de Ebola na República Democrática do Congo, anunciado nessa segunda-feira, 01.

O Ebola é uma doença muito grave, causada por um vírus que pode provocar hemorragias internas e falências dos órgãos das pessoas infectadas, se não tratada de forma ágil e adequada. Se propaga de forma fácil através de troca de fluidos corporais e pode ser contraído pelo sexo, toque em superfícies contaminadas, beijos, transfusões de sangue, etc. A OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou o surto, que foi confirmado pelo governo do país africano. De acordo com as informações, 6 casos já foram detectados, dentre estes 4 mortes.

Vírus do Ebola no corpo humano
Vírus do Ebola no corpo humano
Vírus do Ebola no corpo humano

A notícia preocupa, pois o Congo também está vivendo dias difíceis de luta contra o Covid-19, além de um sério quadro de sarampo, o maior já visto no planeta, nada menos que 369.520 casos, dentre eles 6.779 óbitos, desde o ano passado até hoje. Há o receio de que o surto de ebola se amplie, mas as autoridades já estariam se movimentando para responder à doença e evitar que se propague, principalmente para outros países vulneráveis.

O assunto se tornou um dos mais comentados no Twitter, causando espanto, aflição e claro, muitos memes (ou não seria o Twitter). De toda forma, o surgimento deste surto veio como um tapa na cara da humanidade, que aos poucos começa a relaxar diante da crise do coronavírus, afinal, muitos são os males que afligem nosso planeta e ameaçam nossa existência.

Sobre o autor

Kelly Lima
Kelly LimaWeb designer por curiosidade, Desenhista por amor, Gestora de RH por teimosia, acadêmica de Geografia por sorte e redatora nas horas vagas. Twiiter: Kelly Nivelly (@KNivelly)
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: