Coronavírus: Novo recorde de mortos em 24 horas no Brasil preocupa OMS

Brasil é o 3º país com maior número de casos do mundo.
Brasil é o 3º país com maior número de casos do mundo.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

As atualizações dos dados referentes ao coronavírus nos balanços diários do Ministério da Saúde seguem preocupando especialistas da área médica, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que emitiu um alerta sobre a "situação preocupante" do Brasil, que ultrapassou a Itália e, agora, ocupa o terceiro lugar com maior número de casos da doença em todo o mundo: são 34.212 mortes e 621.877 casos confirmados de Covid-19 no país, segundo balanço da última quinta-feira (4), que também apontou novo recorde de mortes nas últimas 24 horas (1.473).

Na manhã desta sexta-feira (5), a porta-voz da OMS, Margaret Harris, comentou sobre os novos dados brasileiros e disse que a situação é "profundamente, profundamente preocupante", citando o fato de que não há sinais de queda no número de casos no país e, se considerar apenas os últimos sete dias, o Brasil tem o maior número de casos recentes no mundo inteiro. Para a entidade, só haverá controle da doença se governos tiverem condições de identificar a origem do vírus, mas isso só é possível através de uma aplicação massiva de testes. 

"Encontrem a todos que tem potencialmente o vírus", pediu Harris, exigindo que os os líderes políticos façam o maior esforço possível para garantir uma grande quantidade de testes para a população, pois, só assim, será possível garantir o controle da doença. Apesar disso, mesmo com os dados preocupantes, o afrouxamento das medidas de distanciamento e isolamento social já são evidentes em diversos estados brasileiros. 

Especialistas da área da saúde especificam que se o afrouxamento não for realizado com cautela, as consequências podem ser ainda piores. O epidemiologista e professor de medicina da USP, Paulo Lotufo, afirma que liberar um grande retorno às atividades convencionais neste momento pode significar um aumento incontrolável no número de casos da doença. Já o pesquisador do Hospital Universitário da USP, Marcio Bittencourt, aposta em uma reestruturação das atividades comerciais por etapas estratégicas. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: