George Floyd é enterrado em Houston após dias de funeral

George Floyd foi velado por 6 dias em diferentes cidades dos Estados Unidos
George Floyd foi velado por 6 dias em diferentes cidades dos Estados Unidos
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

O corpo de George Floyd foi enterrado hoje (9), após seis dias de homenagens ao ex-segurança negro morto por um policial branco nos Estados Unidos. Sua morte desencadeou uma série de protestos por todo o país.

Além de amigos e familiares que estiveram presentes durante toda a caravana do cerimonial fúnebre, estiveram presentes também religiosos e políticos locais, além de celebridades como Jamie Foxx e Channing Tatum. Em pronunciamento na cerimônia, o candidato democrata Joe Biden ofereceu suas condolências à família de Floyd, incluindo a filha de 6 anos de idade de Floyd, Gianna, e abordou as injustiças raciais que estão acontecendo nos Estados Unidos: "Não podemos sair deste momento pensando que podemos mais uma vez afastar o racismo que pica em nossa própria alma, de abusos sistêmicos que ainda atormentam a vida americana”.

O cantor Ne-Yo também esteve presente e se pronunciou sobre o caso, dizendo que Floyd foi o homem que “mudou o mundo”: "Ele mudou o mundo para melhor. Quero agradecer pessoalmente George Floyd por seu sacrifício, para que meus filhos possam ficar bem no futuro", disse o cantor.

Floyd foi enterrado em Houston, cidade em que foi criado, ao lado de sua mãe, a quem chamou enquanto era sufocado no momento da prisão e posterior falecimento, no cemitério Houston Memorial Gardens, em Pearland, subúrbio de Houston. Centenas de pessoas lotaram a igreja Fountain of Praise para prestar a última homenagem ao homem que se tornou símbolo da nova luta contra o racismo no país.

Camisetas e faixas com a última frase e súplica de Floyd 'I can't breath'
Camisetas e faixas com a última frase e súplica de Floyd 'I can't breath'
Camisetas e faixas com a última frase e súplica de Floyd 'I can't breath'

Do lado de fora da igreja, as pessoas que acompanhavam o velório traziam faixas com os dizeres "vidas negras importam". A última frase dita por Floyd "Eu não consigo respirar", estava presentes em camisetas e também nas máscaras de policiais que faziam a segurança na igreja. 

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: