BAFTA 2021 segue os passos do Oscar e é adiado para abril

Com a medida, Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão amplia o período de elegibilidade
Com a medida, Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão amplia o período de elegibilidade
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O BAFTA Film Awards 2021 anunciou na última segunda-feira (15) que o evento oficial de premiação anteriormente programado para 14 de fevereiro foi adiado para o dia 25 de abril, seguindo os passos do Oscar, que também confirmou a mudança no cronograma devido à pandemia da Covid-19 e as consequentes desestruturações e empecilhos causados pelas medidas de distanciamento social e quarentena. 

“Essa mudança em relação à data anunciada anteriormente em 14 de fevereiro reconhece o impacto da pandemia global e acomoda um período prolongado de elegibilidade. Mais detalhes sobre a cerimônia serão anunciados no final do ano”, afirmou o BAFTA em comunicado.

A organização acrescentou: “A data do 2022 Film Awards, anunciada no ano passado em 13 de fevereiro, está atualmente sob consideração como parte da Review Awards (criada após as nomeações para o filme deste ano), e quaisquer alterações serão publicadas assim que a Review for publicada, juntamente com outras descobertas e recomendações.”

Esta é a segunda vez em uma semana que o BAFTA Awards faz um anúncio logo após as alterações executadas pelo Oscar. A Academia anunciou na semana passada que se comprometeria com 10 indicados a Melhor Filme a partir do 94º Oscar, onde também começaria a implementar "padrões de representação e inclusão para elegibilidade ao Oscar". O BAFTA seguiu esse anúncio dizendo que se uniu à Academia na adoção de "padrões de representação e inclusão". 

Em 2018, o BAFTA se tornou a primeira organização de premiação de filmes a introduzir critérios de diversidade. O grupo usou os Padrões de Diversidade do British Film Institute (BFI) como requisito de elegibilidade para as categorias de melhor filme britânico e melhor estreia de argumentista, realizador ou produtor britânico em 2018, além de garantir o reforço dos requisitos em um trabalho que irá se esticar para outras coberturas, como o "BAFTA Games and Television Awards". 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: