Carlos Alberto Decotelli é anunciado como novo Ministro da Educação

Decotelli já é o terceiro ministro da pasta do governo Bolsonaro
Decotelli já é o terceiro ministro da pasta do governo Bolsonaro
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Nesta quinta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro informou que o novo ministro da Educação será Carlos Alberto Decotelli. Esse é o terceiro ministro da pasta que teve anteriormente Weintraub, que permaneceu no cargo por 14 meses e, Ricardo Vélez Rodríguez, por pouco mais de três meses. O presidente foi as suas redes sociais comunicar sobre o novo ministro.

Conforme mencionado por Bolsonaro, Carlos Alberto Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas, já foi professor do Senac de Xanxerê, ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha e é visto como um conservador. Apesar disso, é um profissional pragmático e deve retomar a interlocução com Estados e municípios na área da educação.

Para sua gestão, o novo ministro irá enfrentar muitos desafios, já que representa uma vitória do lado militar moderado e conservador sobre a ala ideológica do governo. Dentre suas missões, deve aprovar o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 - ainda sem data definida -, orientar e dar apoio às redes de ensino para o ano letivo em maio à pandemia e implantar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: