Auxílio Emergencial: 51% das contas digitais bloqueadas pela Caixa são por suspeita de fraude

Os 49% restante de contas bloqueadas foram por inconsistência cadastral
Os 49% restante de contas bloqueadas foram por inconsistência cadastral
PorBruna Pinheiro22/07/2020 21h49

Após ampla divulgação do bloqueio de "centenas de milhares" de contas, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, comunicou nesta quarta-feira (22) que 51% das contas digitais bloqueadas pelo banco foram por suspeita de fraude para o recebimento do Auxílio Emergencial. O restante do montante foi bloqueado por inconsistência cadastral.

O Auxílio, era movimentado pelo Caixa Tem, e faz parte de uma ação do governo para ajudar famílias sem renda durante a pandemia do novo coronavírus. Agora, os beneficiários que tiveram suas contas bloqueadas deverão procurar agência para fazer a liberação.

"Todos os bloqueios são suspeita de fraude. Suspendemos centenas de milhares de contas sim, e nesse momento as pessoas podem pedir o desbloqueio", afirmou Guimarães em entrevista ao portal InfoMoney. Apesar do alto percentual de contas bloqueadas por fraude, o presidente da Caixa afirma que o total de contas com a suspeita não chega a 5% do total de aprovados para recebimento do benefício.

A origem da fraude, segundo o executivo, se deu na abertura digital das contas e cadastramento para o recebimento do auxílio. Segundo ele, muitas pessoas não possuíam celular, e o banco permitia em sua organização que o mesmo celular abrisse mais de uma conta, gerando assim fraudes. A Caixa afirma que boa parte das fraudes foram feitas por hackers e que os mesmos já foram identificados.

O Ministério da Cidadania informou que 1.303.127 milhão de CPFs foram enviados à Caixa para para bloqueio e realização de uma verificação por suspeita de fraudes.

Como desbloquear a conta 

Segundo a Caixa, 51% das pessoas que tiveram suas contas bloqueadas são por suspeita de fraude, então devem se apresentar ao banco comprovando com documento de identidade para regularizar o cadastro. Mas, só deve ir à agência de acordo com o seu calendário de recebimento.

Informe da Caixa para os que tiveram contas bloqueadas por suspeita de fraude
Informe da Caixa para os que tiveram contas bloqueadas por suspeita de fraude
Informe da Caixa para os que tiveram contas bloqueadas por suspeita de fraude

Os 49% dos beneficiários que tiveram conta suspensa por inconsistência cadastral e documental, devem resolver as pendências pelo próprio app Caixa Tem. Esse grupo não precisa ir pessoalmente à agência. Para isso, basta fazer um novo acesso ao Caixa Tem e enviar o restante da documentação pedida. Os documentos são enviados via WhatsApp.

Contato com a Caixa via WhatsApp para envio de documentos para regularizar o cadastro do Auxílio Emergencial
Contato com a Caixa via WhatsApp para envio de documentos para regularizar o cadastro do Auxílio Emergencial
Contato com a Caixa via WhatsApp para envio de documentos para regularizar o cadastro do Auxílio Emergencial

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Sobre o autorBruna Pinheiro
Internacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1