Apagão no Amapá: Senador pede ação urgente para distribuir suprimentos à população

13 dos 16 municípios do estados continuam sem fornecimento de energia. Foto: Reprodução Internet
13 dos 16 municípios do estados continuam sem fornecimento de energia. Foto: Reprodução Internet
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A situação segue desesperadora para 89% da população do Amapá que está sem fornecimento de energia há mais de 60 horas. O senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP) exigiu na manhã desta sexta-feira (6) que seja determinado pela Justiça Federal que os governos do estado e federal promovam uma ação urgente para distribuição de suprimentos para a população, incluindo água e cestas básicas. 

O pedido do parlamentar acontece devido à escassez de água gerada com a falta de energia e a grande quantidade de alimentos estragados com o calor do estado cuja capital, Macapá, é cruzada pela linha do Equador.

Os relatos de negligência são constantes nas redes sociais, onde milhares de internautas que moram na região utilizam seus resquícios de dados móveis para reclamar da falta de ação urgente do Governo Federal para reestabelecer o fornecimento de energia na região, interrompido após um incêndio em uma subestação de distribuição de energia, operada pela empresa Isolux, na última terça-feira (3). 13 dos 16 municípios do Amapá sofrem com o apagão, atingindo 89% da população do estado. 

Rodrigues ainda protocolou um pedido de inquérito na Polícia Federal para que sejam averiguadas as responsabilidades diretas da empresa no incêndio que provocou o apagão. O senador, que está hospedado em um hotel em Macapá, já que sua casa também foi atingida pelo apagão, alerta sobre o problema de acesso a artigos de higiene pessoal e itens de alimentação devido à grande movimentação nos supermercados, que enfrentam filas e zeram alguns estoques. 

O Gabinete de Crise do Governo Federal prometeu que reestabeleceria 70% da energia na última quinta-feira (5), mas até o fechamento desta matéria, isso não aconteceu. A expectativa é de que os transformadores queimados no incêndio sejam recuperados e/ou substituídos ainda hoje.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: