Joe Biden é eleito o 46º presidente dos Estados Unidos

O novo presidente e sua vice, Kamala Harris, tomarão posse no dia 20 de janeiro de 2021.
O novo presidente e sua vice, Kamala Harris, tomarão posse no dia 20 de janeiro de 2021.
PorBruna Pinheiro07/11/2020 17h04

Após cinco dias de contagem de votos, os Estados Unidos oficialmente elegeram Joe Biden como o próximo presidente do país. Ao lado de sua vice-presidente, Kamala Harris, os dois tomarão posse no dia 20 de janeiro de 2021.

Apesar de declarado vitorioso, a contagem ainda não finalizou em todos os estados. Emissoras de televisão no país contabilizam 273 delegados para o democrata, contra 213 para o atual presidente, Donald Trump. Ainda estão sendo contados votos em Nevada, Geórgia e Arizona – onde Biden também esta à frente – e no Alasca e Carolina do Norte – onde Trump lidera. Na análise da Associated Press, Biden já contabiliza 284 delegados, contra 214 de Trump.

Nos últimos dias, Trump tem criticado o sistema eleitoral norte-americano, alegando fraudes e solicitando paralisação da contagem, após a virada em estados como Geórgia e Pensilvânia.

Fonte: The Associated Press
Fonte: The Associated Press
Fonte: The Associated Press

Nas redes sociais, ambos já deram suas declarações sobre o resultado divulgado. Donald Trump rejeita o resultando, informando que venceu as eleições e por uma diferença considerável. Seus tweets dos últimos dias, inclusive o que declara a sua vitória, estão sendo analisados pelo Twitter como desinformação.

Já Biden agradeceu a sua vitória ao povo norte-americano, com uma mensagem e um vídeo de sua campanha. "América, estou honrado por vocês terem me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas eu prometo a vocês o seguinte: serei um presidente para todos os americanos - quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim", disse.

A candidata democrata à presidência em 2016, Hillary Clinton, que perdeu para Trump na ocasião, parabenizou Biden pela vitória e relatou que o povo dos Estados Unidos repudia a política de Trump. Os eleitores falaram e escolheram @Joe Biden e @KamalaHarris para serem nossos próximos presidente e vice-presidente. É uma mensagem para fazer história, um repúdio a Trump e uma nova página para a América. Obrigado a todos que ajudaram a fazer isso acontecer. Avante, juntos.", comemorou Hillary.

4
Gostei
Haha
Triste
Detestei
Amei
Aff
Gostei
Comentar

+Joe Biden

Sobre o autorBruna Pinheiro
Internacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1