Joe Biden é eleito o 46º presidente dos Estados Unidos

O novo presidente e sua vice, Kamala Harris, tomarão posse no dia 20 de janeiro de 2021.
O novo presidente e sua vice, Kamala Harris, tomarão posse no dia 20 de janeiro de 2021.
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Após cinco dias de contagem de votos, os Estados Unidos oficialmente elegeram Joe Biden como o próximo presidente do país. Ao lado de sua vice-presidente, Kamala Harris, os dois tomarão posse no dia 20 de janeiro de 2021.

Apesar de declarado vitorioso, a contagem ainda não finalizou em todos os estados. Emissoras de televisão no país contabilizam 273 delegados para o democrata, contra 213 para o atual presidente, Donald Trump. Ainda estão sendo contados votos em Nevada, Geórgia e Arizona – onde Biden também esta à frente – e no Alasca e Carolina do Norte – onde Trump lidera. Na análise da Associated Press, Biden já contabiliza 284 delegados, contra 214 de Trump.

Nos últimos dias, Trump tem criticado o sistema eleitoral norte-americano, alegando fraudes e solicitando paralisação da contagem, após a virada em estados como Geórgia e Pensilvânia.

Fonte: The Associated Press
Fonte: The Associated Press
Fonte: The Associated Press

Nas redes sociais, ambos já deram suas declarações sobre o resultado divulgado. Donald Trump rejeita o resultando, informando que venceu as eleições e por uma diferença considerável. Seus tweets dos últimos dias, inclusive o que declara a sua vitória, estão sendo analisados pelo Twitter como desinformação.

Já Biden agradeceu a sua vitória ao povo norte-americano, com uma mensagem e um vídeo de sua campanha. "América, estou honrado por vocês terem me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas eu prometo a vocês o seguinte: serei um presidente para todos os americanos - quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim", disse.

A candidata democrata à presidência em 2016, Hillary Clinton, que perdeu para Trump na ocasião, parabenizou Biden pela vitória e relatou que o povo dos Estados Unidos repudia a política de Trump. Os eleitores falaram e escolheram @Joe Biden e @KamalaHarris para serem nossos próximos presidente e vice-presidente. É uma mensagem para fazer história, um repúdio a Trump e uma nova página para a América. Obrigado a todos que ajudaram a fazer isso acontecer. Avante, juntos.", comemorou Hillary.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: