Trump deixa a Casa Branca pela última vez antes da posse de Biden

Esta é a primeira vez que um presidente norte-americano despreza a posse de seu sucessor desde 1869
Esta é a primeira vez que um presidente norte-americano despreza a posse de seu sucessor desde 1869
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Donald Trump deixou a Casa Branca pela última vez em seu mandato de presidência, antes da cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris, responsável por inaugurar uma nova e desafiadora fase para os Estados Unidos, que viveu quatro anos sob a polêmica gestão do empresário. Na manhã desta quarta-feira (20), Trump pegou um helicóptero para a Base Aérea de Andrews, em Maryland.

A ação marca a primeira vez que um presidente norte-americano despreza a posse de seu sucessor desde 1869. Biden fará o juramento de posse às 14h (horário de Brasília) em Washington, que foi fortificado após um tumulto mortal no Capitólio este mês.

Cerca de 25 mil soldados vigiarão a cerimônia de inauguração, que deixará de receber as tradicionais centenas de milhares de espectadores devido à pandemia de Covid-19. Ao lado de Biden, Kamala Harris fará história ao tomar posse como a primeira vice-presidenta do país.

Entre os presentes, estarão três ex-presidentes: Barack Obama - a quem Biden serviu por oito anos como vice-presidente - Bill Clinton e George W. Bush. O vice-presidente cessante Mike Pence também participará da cerimônia, evitando a saudação militar de despedida de Trump na base de Andrews.

Assessores dizem que Biden usará seu discurso de posse de cerca de meia hora para fazer um apelo otimista por unidade nacional após o mandato turbulento de seu antecessor republicano. Minutos antes, Harris fará seu juramento, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar um cargo a poucos passos da presidência.

A cerimônia também contará com apresentações musicais de Lady Gaga - que cantará o hino nacional - além de Jennifer Lopez e Garth Brooks. Um concerto noturno no Lincoln Memorial será apresentado por Tom Hanks e incluirá Bruce Springsteen, John Legend, Jon Bon Jovi, Justin Timberlake e Demi Lovato.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: