Bolsonaro comemora suspensão de testes da vacina CoronaVac após morte de voluntário

'Mais uma que Jair Bolsonaro ganha', escreveu o presidente em resposta a um usuário
'Mais uma que Jair Bolsonaro ganha', escreveu o presidente em resposta a um usuário
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O presidente Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais nesta terça-feira (10) para comemorar a suspensão dos testes da vacina CoronaVac anunciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira (09) depois que um voluntário dos testes morreu.

Em resposta ao comentário de um usuário que perguntava se o Brasil compraria a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, Bolsonaro ironizou a pesquisa com base na morte do voluntário, que de acordo com o diretor do Butantan, Dimas Covas, não ocorreu por causa da vacina.

“Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Doria queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”, escreveu o presidente. 

A ordem de suspensão dos testes foi justificada pela Anvisa com uma ocorrência de "evento adverso grave" nos testes. "Em primeiro lugar, a Anvisa foi notificada de um óbito, não de um efeito adverso. Isso é diferente. Nós até estranhamos um pouco essa decisão da Anvisa, porque é um óbito não relacionado à vacina", afirmou Covas, que aproveitou para explicar que a grande quantidade de voluntários abre margem para problemas de saúde e outras complicações externas à administração da vacina. 

"Como são mais de 10 mil voluntários nesse momento, podem acontecer óbitos. Nesse momento, [o voluntário] pode ter um acidente de trânsito e morrer. Ou seja, é um óbito não relacionado à vacina. É o caso aqui. Ocorreu um óbito que não tem relação com a vacina", explicou o diretor do Butantan. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: