Amapá recebe geradores provisórios para distribuir 100% da energia

Geradores termelétricos vindos de Manaus devem reestabelecer, provisoriamente, a totalidade no fornecimento de energia
Geradores termelétricos vindos de Manaus devem reestabelecer, provisoriamente, a totalidade no fornecimento de energia
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Nesta terça-feira (17), o Amapá entra no 15º dia de apagão e continua sem previsão exata para retomar a totalidade no fornecimento de energia em 13 dos 16 municípios do estado. A solução definitiva depende da instalação de um segundo transformador na subestação que pegou fogo no dia 3 de novembro, mas para que o resultado seja totalmente seguro, o processo depende de inúmeras avaliações e cuidados de transporte para que nenhum equipamento seja danificado ou mal instalado. 

Na última segunda-feira (16), 37 geradores termelétricos desembarcaram de balsa no Amapá e prometem reestabelecer 100% da distribuição de energia em caráter provisório. Os geradores vieram de Manaus e irão gerar 45 megawatts de energia, o que, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), deve garantir o retorno integral do fornecimento após as instalações em duas subestações da Eletronorte, uma na capital Macapá e outra no município de Santana.

No entanto, o prazo para o início da operação dos geradores depende da conclusão da avaliação técnica das empresas de montagem, que ainda devem levar alguns dias para instalar, avaliar e liberar o funcionamento. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) prevê que o racionamento de energia permanecerá até o dia 26 de novembro.  

13 dos 16 municípios do Amapá ficaram completamente sem energia por quatro dias após um incêndio atingiu a principal subestação do estado. Somente no dia 7, o serviço começou a ser reestabelecido através de rodízio para 90% da população. A solução gerou várias revoltas e protestos pelas ruas de diversos municípios, sobretudo em regiões afastadas do centro, onde os moradores relatavam falta de cumprimento nos horários pré-estabelecidos para o funcionamento da energia. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: