MEC anuncia retorno das aulas presenciais nas universidades federais a partir de 4 de janeiro

A portaria foi confirmada no Diário Oficial da União publicado nesta quarta-feira, 2
A portaria foi confirmada no Diário Oficial da União publicado nesta quarta-feira, 2
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Mesmo com um corte de aproximadamente R$ 1,4 bilhão no orçamento do Ministério da Educação (MEC) previsto para 2021, foi determinada a volta às aulas presenciais nas universidades e institutos federais de ensino a partir do dia 4 de janeiro. A portaria foi publicada na edição desta quarta-feira (2) do Diário Oficial da União, também revogando a permissão para que as atividades online sejam computadas como dias letivos (a ação está autorizada até dezembro de 2020). 

Entre as reações dos especialistas, a maior preocupação gira em torno da drástica redução do orçamento no ano que vem, fator que certamente prejudicará as instituições na busca por um ambiente totalmente seguro aos alunos, professores e demais funcionários. A portaria prevê como responsabilidade total das universidades o fornecimento de recursos para que os alunos possam acompanhar as atividades. 

Leia mais: Reino Unido aprova vacina da Pfizer e deve iniciar imunização na próxima semana

A confirmação surge em meio ao aumento do número de casos da Covid-19 em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil, que voltou a elevar as curvas do gráfico de contágio nas últimas semanas. As universidades e instituições federais de ensino passam a não ter mais autorização para que as aulas online sejam equivalentes às presenciais, mesmo com a autonomia para a criação de calendários próprios e a reorganização dos currículos. 

Caso a volta às aulas presenciais se concretize integralmente, 69 universidades e 41 institutos federais retomarão suas atividades e colocarão mais de 2,3 milhões de pessoas em circulação nas ruas, entre alunos, professores e técnicos, segundos dados do próprio MEC. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: