Reino Unido inicia vacinação em massa contra Covid-19

Sob aplausos, Margaret Keenan, de 90 anos, foi a primeira pessoa a receber a dose da vacina da Pfizer / BioNTech
Sob aplausos, Margaret Keenan, de 90 anos, foi a primeira pessoa a receber a dose da vacina da Pfizer / BioNTech
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Reino Unido se tornou a primeira nação do mundo a iniciar um plano de vacinação contra a Covid-19, nesta terça-feira (8), dando o pontapé para a mudança de cenário que a população mundial espera desde antes da declaração oficial de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em março. 

A primeira cidadã a receber a dose da vacina produzida pela Pfizer em parceria com a BioNTech foi Margaret Keenan, de 90 anos de idade, no Hospital Universitário em Conventry. O feito histórico aconteceu menos de uma semana após o Reino Unido aprovar a vacina. 

"É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de ficar sozinha na maior parte do ano", disse Keenan, de acordo com um comunicado lançado pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS).

Keenan ainda aproveitou para dizer que não ficou nervosa e aconselhou outros candidatos à vacina a aceitarem a oferta. "Eu diria que vão em frente", disse ela. "Se eu posso fazer isso, bem, você também pode", completou. 

Veja o momento em que Keenan recebeu a dose da vacina, sob aplausos:

May Parsons, a enfermeira que administrou a primeira dose, disse que estava honrada por estar envolvida no programa. "Os últimos meses foram difíceis para todos nós que trabalhamos no NHS, mas agora parece que há luz no fim do túnel", disse Parsons, que é originalmente das Filipinas e trabalha no NHS há 24 anos.

William Shakespere, 81, conhecido pelos amigos como Bill, foi a segunda pessoa a receber uma vacina contra Covid-19 no hospital Coventry. Shakespere, um paciente na enfermaria de fragilidade do hospital, sentou-se com as obras de arte de seus netos por perto enquanto recebia a injeção.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, informou à imprensa britânica nesta manhã que a vacina "gradualmente fará uma enorme, enorme diferença", em visita a um centro de vacinação do NHS em Londres. "É importante que as pessoas entendam que o vírus, infelizmente, ainda está crescendo em algumas partes do país. Ele está aumentando, por exemplo, em Londres."

Ele disse que o Reino Unido reduziu a disseminação do coronavírus, graças a medidas que incluíram o bloqueio nacional da Inglaterra em novembro. "E então minha mensagem seria: é incrível ver a vacina ser lançada, é incrível ver essa tremenda injeção no braço de toda a nação, mas não podemos relaxar agora", disse Johnson, que negou que tenha tomado a vacina, pois além de não pertencer ao grupo prioritário, já contraiu o vírus anteriormente. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: