Coronavírus: AstraZeneca irá testar uso combinado de sua vacina com a Sputnik V, da Rússia

Os testes clínicos do uso combinado das duas vacinas começam no final do mês de dezembro
Os testes clínicos do uso combinado das duas vacinas começam no final do mês de dezembro
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou nesta sexta-feira (11) que irá investigar se a sua vacina contra a Covid-19, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, pode ter o uso combinado com a Sputnik V, vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, na Rússia

Leia mais: Ministro da Saúde diz que o Governo Federal irá comprar qualquer vacina aprovada pela Anvisa

O anúncio foi feito depois que os desenvolvedores da vacina russa abordaram a AstraZeneca via Twitter no mês passado para perguntar se eles deveriam tentar combinar as duas vacinas baseadas no vírus do resfriado comum para aumentar a eficácia. O Russian Direct Investment Fund, o fundo soberano da Rússia - que financiou o desenvolvimento do Sputnik V - disse que os testes clínicos da vacina da AstraZeneca em combinação com a sua própria começariam no final do mês.

Leia também: Reino Unido inicia campanha de vacinação contra o coronavírus

“Ser capaz de combinar diferentes vacinas contra a Covid-19 pode ser útil para melhorar a proteção e/ou melhorar o acesso à vacina. É por isso que é importante explorar diferentes combinações de vacinas para ajudar a tornar os programas de imunização mais flexíveis, permitindo aos médicos uma maior escolha na hora de administrar as vacinas”, disse a AstraZeneca em comunicado emitido nesta sexta-feira.

Leia mais: Governo de SP confirma início da vacinação em 25 de janeiro

“Também é provável que a combinação de vacinas possa levar a uma melhor imunidade por um longo período de tempo”, acrescentou. A vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca é uma das várias que buscam obter a aprovação dos reguladores de medicamentos em meio a esperanças crescentes de que uma campanha de vacinação em massa possa ajudar a acabar com a pandemia.

O número de casos do novo coronavírus está chegando próximo à faixa de 70 milhões, e o número de mortes ultrapassa 1,58 milhão, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: