Pazuello contraria Bolsonaro e garante compra de qualquer vacina aprovada pela Anvisa

O ministro da Saúde afirmou que é um compromisso do governo 'vacinar todos os que precisam ser imunizados'
O ministro da Saúde afirmou que é um compromisso do governo 'vacinar todos os que precisam ser imunizados'
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, contrariou o presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira (8) ao dizer que o governo federal comprará qualquer vacina contra a Covid-19 que tenha recebido a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A afirmação vai contra o veto de Bolsonaro à proposta de compra da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. 

"Vale ressaltar que qualquer vacina aprovada e certificada pela Anvisa, será comprada pelo Governo Federal e distribuída para toda a população que desejar ser vacinada. Tenham certeza, que é um compromisso do Governo Federal vacinar todos os que precisam ser imunizados e aqueles que desejarem", disse o ministro. 

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou o plano de vacinação no estado, programando o início da imunização para o dia 25 de janeiro, com o uso da CoronaVac. Enquanto isso, Pazuello afirma que o país já possui 300 milhões de doses de vacinas asseguradas, com destaque para as do laboratório AstraZeneca e da Fundação Oswaldo Cruz, e do consórcio internacional Covax-Facility, ambas aguardando conclusão dos testes e aprovação da Anvisa. 

Trata-se de uma corrida em que os primeiros a receberem aval podem garantir prioridade de compra pelo governo federal, mesmo com a recusa infundada do presidente em aceitar a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês. 

A primeira vacina contra Covid-19 aplicada no mundo foi a da farmacêutica Pfizer e da empresa de biotecnologia BioNTech, que iniciou a imunização na última terça-feira, no Reino Unido. Pazuello afirmou que assinou uma carta de intenção de compra para mais de 70 milhões de doses da vacina. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: