Bolsonaro exonera Tereza Cristina e Onyx para garantir vitória de Arthur Lira na Câmara

Deputados pelo Democratas, Onyx e Tereza fazem parte da estratégia de Bolsonaro para a eleição à presidência da Câmara
Deputados pelo Democratas, Onyx e Tereza fazem parte da estratégia de Bolsonaro para a eleição à presidência da Câmara
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Diário Oficial da União publicado nesta sexta-feira (29) confirmou que o presidente Jair Bolsonaro exonerou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

O motivo da exoneração está diretamente ligado à necessidade de Bolsonaro em garantir a vitória de Arthur Lira (PP-AL) na eleição à presidência da Câmara, o que implica dizer que Tereza e Onyx foram afastados de seus cargos temporariamente, apenas para participarem da votação, conforme adiantado pelo colunista Valdo Cruz na última quinta-feira (28). 

A eleição na Câmara está programada para acontecer na próxima segunda-feira (1º), através de votação secreta, com o DEM integrando oficialmente o bloco do candidato Baleia Rossi (MDB-SP), o que garante o aumento considerável do número de parlamentares que certamente votarão em Lira. Com isso, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) fica cada vez mais sem forças, sobretudo após a jogada de Bolsonaro. 

Enquanto Baleia Rossi mantém uma postura de ataques ao Governo Federal, a quem acusa de "brutal interferência" no pleito, Lira, apoiado por Bolsonaro, afirma que não há qualquer tipo de influência do Governo na eleição para a presidência da Câmara. O curioso é que na quarta-feira (27) Bolsonaro disse com suas próprias palavras que tinha a intenção de "influir na presidência da Câmara" através de parlamentares do partido. 

Pelas contas prévias, Lira teria o apoio público de 222 deputados, enquanto Rossi soma apenas 128 parlamentares. No entanto, 129 ainda não revelaram suas opções, 24 apoiaram outros candidatos, e 10 não foram encontrados para dar informações sobre a eleição. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: