Mario Frias faz ataque racista ao sugerir 'um bom banho' a Jones Manoel

O Secretário bolsonarista sugeriu que o historiador negro deveria tomar 'um bom banho' em tweet desta quinta-feira (15)
O Secretário bolsonarista sugeriu que o historiador negro deveria tomar 'um bom banho' em tweet desta quinta-feira (15)
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Secretário de Cultura Mario Frias fez um ataque racista contra Jones Manoel nesta quinta-feira (15), sugerindo que o professor e historiador "precisa de um bom banho" após um questionamento de um internauta. 

A situação ocorreu no Twitter, onde o portal Brasil 247 publicou um artigo intitulado "Jones Manoel diz que já comprou fogos para eventual morte de Bolsonaro". O assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, Tercio Arnaud Tomaz, republicou o post questionando "Quem caralhas é Jones Manoel?", abrindo espaço para a resposta de Frias. 

“Realmente eu não sei. Mas se eu soubesse diria que ele precisa de um bom banho”, rebateu o Secretário de Cultura, que não demorou muito para receber o contragolpe de Manoel: "Olha o ex-ator frustrado e atual fascista cometendo um crime de racismo diário."

Depois, Manoel fez novas publicações contra o governo Bolsonaro e seus diversos agentes. "O Governo liberal-fascista de bolsonaro é racista. Na campanha de 2018, sobraram falas racistas. Não existe fascismo sem racismo. São duas faces da mesma moeda. O antifascismo consequente precisa ser radicalmente antirracista", disse o historiador, enquanto republicava mensagens de apoio e artigos sobre a fala racista de Frias. 

Após a fala do ex-ator, a tag "Racista" chegou ao topo dos assuntos do momento no Twitter, reunindo diversos internautas em uníssono para criticar o episódio. "Surpresa nenhuma com o racismo criminoso de Mário Frias. Esse governo é racista e criminoso. Que seja punido já que nas leis brasileiras racismo é crime.  Minha solidariedade ao Jones Manoel", disse Manuela d'Ávila. 

"Ninguém surpreso em descobrir que o Mário Frias é racista. Ser intolerante é pré-requisito para participar deste governo e, mais cedo pra mais tarde, todos deixam isso muito claro", disse o jornalista e ativista William de Lucca, seguido por Ivan Valente, que afirmou que a "Secretaria de Cultura não pode ser encabeçada por um desqualificado como Mario Frias."

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: