Aos 21 anos, Alison dos Santos entra para a história com o bronze nas Olimpíadas

Alison é o primeiro medalhista do atletismo nas Olimpíadas de Tóquio e o 18º da história do Brasil
Alison é o primeiro medalhista do atletismo nas Olimpíadas de Tóquio e o 18º da história do Brasil
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Com apenas 21 anos de idade, Alison dos Santos, o Piu, conquistou a medalha de bronze nos 400m com barreiras e diminuindo o tempo do recorde sul-americano para 46s72 na disputa que coroou o embalado norueguês Karsten Warholm campeão nas Olimpíadas de Tóquio, com o recorde mundial de 45s94, seguido pelos 46s17 do norte-americano Rai Benjamin. 

Desde o início da competição, Alison demonstrou a melhor mistura entre a determinação e o bom-humor, unindo a alegria de participar das Olimpíadas à vontade de estar entre os melhores. Não deu outra: o brasileiro fisgou a última vaga no pódio e ainda ovacionou a conquista histórica de Karsten, elevando-se a um grau de humildade cada vez mais raro no esporte. 

Em entrevista posterior à linha de chegada, com a câmera exclusiva da TV Globo, Alison mostrou porque merecia a medalha, provocando risadas genuínas no público e na equipe jornalística em plena madrugada brasileira, inclusive quando o repórter afirmou que a cerimônia de comemoração aconteceria no mesmo dia. "Tenho que tomar banho então", brincou o atleta. 

Esta não é uma conquista qualquer, já que se trata da primeira medalha brasileira no atletismo nas Olimpíadas de Tóquio, após inúmeros resultados negativos em múltiplas modalidades este ano. Com isso, Alison é o 18º medalhista de atletismo de todas as Olimpíadas. 

Após a chegada, Alison comemorou muito, deitando-se ao chão, gritando com toda a força e desfilando com a bandeira brasileira após subir à arquibancada do estádio para celebrar ao lado da comitiva brasileira que acompanhava o evento. As cenas destacaram o calor e a alegria do Brasil para o mundo e ampliaram a emoção geral da população com a nova conquista esportiva mundial. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: