Morre o lendário guitarrista pernambucano Paulo Rafael, aos 66 anos

Parceiro de Alceu Valença há mais de 40 anos, o guitarrista pernambucano estava tratando um câncer no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro
Parceiro de Alceu Valença há mais de 40 anos, o guitarrista pernambucano estava tratando um câncer no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O lendário guitarrista pernambucano, Paulo Rafael, morreu aos 66 anos nesta segunda-feira (23), após ser internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, para tratamento de um câncer. 

O músico, que fazia parte da banda de Alceu Valença e do Ave Sangria, é uma das grandes referências brasileiras na guitarra para diversas gerações e estilosos, tendo sido importantíssimo para a união entre a sonoridade regional nordestina e o Rock, graças ao trabalho com o Ave Sangria, que retornou à sete anos para lançar um novo álbum. 

Paulo Rafael teve uma parceria de mais de 40 anos com Alceu Valença e já participou de projetos enormes ao lado de artistas consagrados da música brasileira, a exemplo de Geraldo Azevedo, Lobão, Elba Ramalho, Caetano Veloso, Gal Costa, Zé Ramalho, entre vários outros. 

Homenagens a Paulo Rafael

A notícia do falecimento deixou a classe artística e o jornalismo em estado de luto nesta segunda-feira (23), reunindo alguns dos grandes nomes da música que já tiveram ou não uma relação profissional com o guitarrista. O jornalista Xico Sá deixou sua mensagem: "E as guitarras silenciam. Lá se foi o gigante Paulo Rafael. Descanse em paz, meu velho". 

O perfil do Circo Voador também enviou mensagens de luto pelo falecimento de Paulo Rafael: "Um grande herói da guitarra brasileira que partiu! Obrigado por tanto e que siga na luz!"

Elba Ramalho utilizou sua conta no Instagram para publicar uma foto ao lado de Paulo Rafael, a quem ela chamou de "gênio da guitarra, amigo e parceiro musical em tantos momentos icônicos da música brasileira". 

O velório de Paulo Rafael está marcado para acontecer na próxima terça-feira (24), no Cemitério da Penitência, capela 8, no Rio de Janeiro, a partir de 11h15. No mesmo dia e local, acontecerá a cerimônia de cremação, a partir das 13h15. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: