Bloqueio do Telegram no Brasil foi solicitado pela Polícia Federal

O aplicativo de mensagens instantâneas poderá sair do ar em breve no Brasil

STF determina suspensão do Telegram no Brasil.
STF determina suspensão do Telegram no Brasil.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A pedido da Polícia Federal, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio do Telegram no Brasil, encaminhando solicitações formais aos provedores de internet para que inviabilizem o download e continuidade na utilização do aplicativo de mensagens instantâneas. 

O Telegram se tornou palco de diversas polêmicas nos últimos anos, sobretudo pela facilidade em abrigar conteúdos digitais ilícitos e redes de contato criminosas que incluem desde venda de narcóticos e armas de fogo em alta escala até conteúdos relacionados à pedofilia. 

A determinação obriga os provedores de internet a cooperarem com a Polícia Federal e o STF no cumprimento das exigências, sob o risco de serem penalizadas com multas diárias de R$ 100 mil. 

Por que a PF solicitou o bloqueio do Telegram?

A determinação acontece após a empresa russa de Pavel Durov ignorar ordens judiciais e, no Brasil, o aplicativo também ficou conhecido por se tornar uma porta aberta para disseminadores de informações falsas aliados à família do atual presidente da república, que, inclusive, estão sendo investigados nos inquéritos das fake news e milícias digitais. No meio das decisões judiciais, o Telegram se negou a repassar informações cadastrais à Justiça e a bloquear repasses de recursos. 

Em sua decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirma que o Telegram tem total desprezo pela Justiça, alegando que não houve tentativa da empresa em cooperar com os órgãos judiciais, desrespeitando a soberania de vários países. Apesar de ter sido lançado na Rússia, a sede atual do Telegram está localizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: