Tinder x Google: Por que o app de namoro pode ser banido?

Aplicativo de namoro pode ser banido da Play Store por causa de um processo contra o Google.

Tinder pode ser banido da Play Store. Fonte: Divlugação/Instagram e Reprodução/YouTube
Tinder pode ser banido da Play Store. Fonte: Divlugação/Instagram e Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O Match Group, empresa desenvolvedora do Tinder, está travando uma batalha judicial contra o Google, e conforme o resultado do processo, o aplicativo pode ser banido da loja. O caso ocorre após a empresa processar a plataforma por suas políticas de cobrança para aplicativos, alegando que a companhia mantém um monopólio do mercado de distribuição. O Google, por sua vez, processou de volta o Match Group e acusou a desenvolvedora de não cumprir com um acordo firmado entre as empresas.

Como uma forma de resolver a questão entre as duas empresas, foi firmado um acordo temporário garantindo a permanência do app na plataforma. Em troca, o Google permitiria a implementação de um sistema de pagamento próprio para o Tinder, desde que recebesse uma comissão de pelo menos 15% das compras feitas por todos os usuários.

O Match Group, no entanto, afirmou que as taxas cobradas eram abusivas e deveriam ser revogadas. Em resposta, a Alphabet (empresa responsável pelo controle do Google) respondeu que a pretensão da dona do Tinder seria de não repassar os lucros e que, por isso, teria ido contra o acordo firmado em maio entre as companhias.

O processo ocorre desde maio deste ano. Fonte: Reprodução/YouTube
O processo ocorre desde maio deste ano. Fonte: Reprodução/YouTube
O processo ocorre desde maio deste ano. Fonte: Reprodução/YouTube

O Google afirmou também que caso a mudança fosse aceita, iria “colocar o Match Group em uma posição de vantagem em relação aos outros apps" disponíveis em sua loja. O grupo declarou que as políticas são anticompetitivas e que o processo seria apenas uma maneira de evitar que outras desenvolvedoras possam processar a loja.

Outro caso de processo contra a plataforma de downloads aconteceu em 2020 quando a Alphabet processou a Epic Games por razões similares ao caso do Tinder. Isso porque a desenvolvedora de Fortnite teria criado um sistema próprio de pagamentos no jogo, indo contra as regras previstas na loja do Android.

O final desta batalha ainda está longe do fim, já que a dona da loja do sistema Android não deu declaração oficial sobre o assunto. O app pode até ser banido, porém, os usuários podem baixa-lo pelo site da empresa, sem intermédio da Play Store.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: