Rede 5G: Anatel libera ativação do sinal em 78 localidades no Brasil

Entre as localidades assistidas estão São Paulo, Minas Gerais e Pará.

Rede 5G chega a 78 cidades do Brasil. Fonte: Reprodução/YouTube
Rede 5G chega a 78 cidades do Brasil. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciou nesta terça-feira (24), a ativação da rede 5G em 78 cidades ao redor do Brasil. Recentemente o órgão estava planejando a possibilidade de liberar a faixa de conexão com 3,5 GHz em cidades que possuem até 200 mil habitantes. Em dezembro de 2022, ela anunciou outros 15 municípios que poderiam receber a novidade.

As cidades escolhidas se encontram, grande parte, em São Paulo. Entretanto, outros estados receberão a novidade, são eles: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa Catarina. Confira os municípios:

São Paulo:

Alumínio, Araçoiaba da Serra, Arujá, Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Cravinhos, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Hortolândia, Indaiatuba, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itu, Itupeva, Jacareí, Jaguariúna, Jambeiro, Jandira, Mairinque, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Monte Mor, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão, Pires, Rio Grande da Serra, Serrana, Sumaré, Suzano, Taboão da Serra, Valinhos, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

Minas Gerais:

Betim, Chácara, Coronel Pacheco, Ibirité, Igarapé, Mário Campos, Matias Barbosa, Ribeirão das Neves, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Santa Catarina:

Ararquari, Balnerário Barra do Sul, Garuva, Guaramirim e Schroeder.

Pará:

Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará.

Espírito Santo:

Implementação depende exclusivamente dos servidores. Fonte: Reprodução/YouTube
Implementação depende exclusivamente dos servidores. Fonte: Reprodução/YouTube
Implementação depende exclusivamente dos servidores. Fonte: Reprodução/YouTube

Cariacica, Fundão, Guarapari e Viana.

Rio Grande do Sul:

Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos.

Pernambuco:

Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe.

Paraná:

Ibiporã e Tamarana

Rio de Janeiro:

Japeri e Queimados.

Bahia:

São Gonçalo dos Campos.

De acordo com o órgão, essa implementação só foi possível, pois as cidades escolhidas se encontram próximas a grandes capitais, que já receberam anteriormente o 5G. A Anatel ressalta que a liberação da faixa não significa que as redes 5G serão instaladas de imediato. As instalações dependem única e exclusivamente das prestadoras de serviço.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: