Mourão celebra aniversário do golpe que levou à Ditadura Militar

Vice-presidente exaltou o general Castello Branco em comemoração ao golpe
Vice-presidente exaltou o general Castello Branco em comemoração ao golpe
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Parece brincadeira de mau gosto, mas não é. Nesta terça-feira (31), o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, utilizou sua conta no Twitter para celebrar a Ditadura Militar no dia em que se completam 56 anos do golpe final que levou os militares ao poder no regime instaurado em 1964. Na publicação, o general da reserva do Exército Brasileiro afirma que, "Com a eleição do General Castello Branco, iniciaram-se as reformas que desenvolveram o Brasil", e apresenta imagens de Branco como símbolo de um momento positivo para o país, ao mesmo tempo em que outros milhões de brasileiros lamentam a data e toda a bagagem histórica inserida no contexto ditatorial. 

O presidente Jair Bolsonaro, que também já se manifestou favorável ao regime militar por diversas vezes, resolveu ser mais discreto nesta terça, disparando comentários em frente ao Palácio da Alvorada após ouvir um apoiador que citou a data. "O dia da liberdade", disparou Bolsonaro. 

Voltando ao Twitter, diversas figuras políticas repudiam quaisquer declarações favoráveis ao golpe, como é o caso do líder da oposição no Senado, Randolfo Rodrigues, que utilizou a hashtag "DitaduraNuncaMais", exaltando Ulysses Guimarães. 

Bolsonaristas aproveitam para ironizar os comentários contrários à ditadura, utilizando argumentos em torno do isolamento domiciliar:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: