O que esperar de Space Force? Série de Greg Daniels com Steve Carell estreia sexta, 29, na Netflix

Nova série da Netflix alfineta criação da Força Espacial pelo presidente Donald Trump
Nova série da Netflix alfineta criação da Força Espacial pelo presidente Donald Trump
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Greg Daniels voltou com duas cartas na manga à televisão. A primeira, "Upload", já está disponível no Amazon Prime Video e mostra que o roteirista ainda está afiado no humor ácido que lhe rendeu diversos prêmios com "The Office" e "Saturday Night Live". "Space Force" chega em seguida, com estreia programada para a próxima sexta-feira (29) na Netflix, e uma promessa de alta audiência, já que a parceria histórica entre Daniels e Steve Carell também surge em um momento emblemático para o mundo inteiro e gera expectativas de sucesso absoluto entre o público. 

A criação de um novo braço das Forças Armadas, liderado pelo general Mark R. Naird (Carell), tem como objetivo o fortalecimento dos Estados Unidos em ambiente externo ao planeta Terra, em uma referência direta à criação da Força Espacial pelo presidente Donald Trump, que apesar de ser apontado como alvo da série, representa apenas uma metáfora secundária na obra que, segundo o próprio Daniels, foi escrita para abraçar todo tipo de público, sem resumir figuras políticas controversas como casos perdidos, já que o lado humano e sonhador do personagem de Carell também é mostrado em meio às tiradas cômicas características tanto do ator quanto do criador. 

Desta forma, assim como Space Force funciona como palco para discussões interessantes entre os opositores da política de Trump, também oferece espaços para contestações de humanidade nos diferentes personagens apresentados ao longo dos episódios. Talvez, na Netflix, a proposta de Daniels seja um pouco mais abrangente em público do que no Amazon Prime Video, onde ele insere toques mais ferozes do humor ácido na série Upload, estrelada por Robbie Amell e Andy Allo, com roteiro baseado em um mundo futurista em que a vida pós-morte é garantida através da computação e, obviamente, pelo dinheiro.

Em Space Force, a premissa é mais delicada e, de certa forma, realista, abordando possíveis acontecimentos futuros com assuntos do presente extraídos das próprias ações de Trump, o que pode manter, pelo menos na primeira temporada, um clima de apresentação sem muitas desconstruções negativas do protagonista, que ainda deve aparecer, em essência, como uma figura bem humorada que conduz a trama para o clímax posterior. 

Confira o trailer de Space Force, que estreia na próxima sexta-feira (29) na Netflix:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: