Na contramão de Upload, Greg Daniels larga o senso crítico em Space Force e divide opiniões

Nova série de Greg Daniels com Steve Carell não está gerando muitas críticas positivas
Nova série de Greg Daniels com Steve Carell não está gerando muitas críticas positivas
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

De volta à televisão, Greg Daniels gerou grande expectativa com "Space Force", que estreou nesta sexta-feira (29) na Netflix, sobretudo porque agradou público e crítica com a futurista "Upload", disponível no Amazon Prime Video desde o início de maio. Na contramão da "irmã", a série estrelada por Steve Carell mostra um lado criativo diferente e, de certa forma, decepcionante para a crítica especializada, que recebeu a obra com grande divisão de opiniões, atentando-se, principalmente, à inesperada ausência do humo ácido e do senso crítico do cineasta em relação à trama, que gira em torno da criação da "Força Espacial" pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Para Lucy Mangan, do The Guardian, diz que a série, apesar de tentar, não consegue ser engraçada do jeito que muitos gostariam e que, por isso, sequer poderia ser classificado como comédia, mas que vale assistir ao primeiro episódio pela participação de Fred Willard, falecido no último dia 15 de maio. Para a Entertainment Weekly, "Daniels e Carell falharam em dar a sua série qualquer ponto de vista discernível, oferecendo uma comédia inócua e surpreendentemente sem graça sobre a burocracia militar". 

Brian Lowry, da CNN Entertainment, afirma que "Space Force" poderia ter vários pontos trabalhando ao seu favor no papel, mas que em algum momento entre o desenvolvimento e o lançamento na Netflix, acabou se perdendo, entregando um conteúdo fraco demais para o que se esperava da parceria entre Daniels e Carell.

Daniel Fienberg, do "The Hollywood Reporter", reforça a necessidade de Space Force buscar caminhos diferentes nas próximas temporadas, se existirem. "Em outras palavras, para que a Space Force funcione, Carell e Daniels - tão satíricos quanto nós (veja The Office) - precisariam vir com seu foco humorístico e metas incrivelmente bem aperfeiçoadas. Durante a primeira temporada, apesar dos destaques, isso simplesmente não está lá", esclarece Fienberg. 

Para o bem ou para o mal, Space Force já está disponível na Netflix e certamente tem seus pontos altos, sobretudo pelo grande elenco, composto, além de Carell e Willard, por Diana Silvers, Ben Schwartz, Lisa Kudrow, Josh Malkovich e várias participações especiais. Aos que preferem acompanhar uma obra com humor mais próximo do senso crítico e acidez de The Office, vale investir em "Upload", que insere a trama em 2033, com a vida pós-morte possibilitada através de programação computacional.  

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: