Funeral de George Floyd inicia e terá vários dias de duração

As homenagens à George Floyd irão seguir até terça-feira, 9.
As homenagens à George Floyd irão seguir até terça-feira, 9.
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Nesta quinta-feira (4) foram iniciadas as cerimônias do funeral de George Floyd, marcando também o décimo dia de protestos após o assassinato do ex-segurança por um policial branco em uma ação da polícia de Minneapolis.

O cortejo deve permanecer em Minneapolis por mais dois dias e, posteriormente, será levado ainda para outras duas cidades: Raeford, na Carolina do Norte, cidade natal do ex-segurança; e Houston, onde ele foi criado. As homenagens se encerram na terça-feira com o sepultamento de George.

O funeral teve a presença de familiares e amigos de Floyd, além de personalidades como o reverendo Al Sharpton, que conduziu toda a cerimônia e pediu fim da violência policial contra a população negra, dizendo: "Tirem seus joelhos de nossos pescoços!". O reverendo fez menções ao slogan de Donald Trump “Make America Great Again”, dizendo que o país nunca foi grande para os negros e latinos.

Leia também: Meghan Markle lamenta morte de George Floyd e se emociona em discurso anti-racista

Outro importante nome presente no local foi o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, que se ajoelhou diante do caixão. O primeiro dia de funeral teve também a presença do ativista Martin Luther King III, último filho vivo de Martin Luther King Jr., pastor e ativista reconhecido por sua luta pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos nos anos 60.

Assim como o reverendo Al Sharpton, o irmão de George, Philonise Floyd, discursou em frente aos presentes e disse: "Todos os dias ele caminhava e havia uma fila de pessoas querendo cumprimentá-lo. Ele era poderoso, cara. Ele tinha um jeito com as palavras, todos amavam o George".

A família de George Floyd esteve presente no primeiro dia do funeral
A família de George Floyd esteve presente no primeiro dia do funeral
A família de George Floyd esteve presente no primeiro dia do funeral

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: