Coronavírus: Atrasos e divergências nos dados expõem fragilidade no Ministério da Saúde

Novas atualizações 'enxugam' os dados oficiais da Covid-19 e geram discussões sobre transparência da entidade.
Novas atualizações 'enxugam' os dados oficiais da Covid-19 e geram discussões sobre transparência da entidade.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Na contramão das necessidades de controle da pandemia, o Brasil enfrenta dificuldades cada vez mais explícitas para conduzir o país a uma luta transparente. No último domingo (7), o Ministério da Saúde divulgou dados divergentes sobre a quantidade de infectados e mortos pelo novo coronavírus, em uma diminuição brusca, de 1.382 mortes para um registro duvidoso que apontava apenas 525 óbitos. Para piorar a situação, a entidade preferiu não explicar a razão da diferença, além de evidenciar uma desorganização e falta de lógica na atual administração. 

Em relação aos casos confirmados, a diferença de números também ficou clara: o primeiro balanço indicava o surgimento de 12.581 novos casos; o segundo apontava 18.912 casos. Isso tudo acontece depois que o governo federal anunciou mudanças no sistema de divulgação dos dados do coronavírus, incluindo a declaração oficial do presidente Jair Bolsonaro, que explicou as novas regras em pronunciamento no final de semana. 

"As rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados" explicou o presidente. "Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo", garantiu Bolsonaro, argumentando sobre um aumento na precisão dos dados com as mudanças. 

Leia mais: Como a Nova Zelândia erradicou a Covid-19?

Antes, os relatórios diários do Ministério exibiam dados completos desde o início da pandemia, incluindo o número total de casos registrados da Covid-19, mas o novo modelo opta por exibir somente o número de casos recuperados, novos casos e mortes registradas nas últimas 24 horas, desta vez a partir das 22h, e não às 19h, escapando da grade jornalística dos principais noticiários televisivos. 

Uma das mudanças é que o boletim diário do ministério, divulgado a partir de sexta, traz apenas o número de recuperados, novos casos e mortes registrados nas últimas 24h. Antes, o quadro apresentava também os números totais, registrados desde o início da pandemia. A situação brasileira é preocupante, e a cada semana, o que poderia ser uma notícia de novas medidas para controlar o vírus e caminhar rumo à diminuição de casos, o país caminha em direção contrária, apresenta inconsistências políticas cada vez mais desafiadoras e, para completar, inicia o relaxamentos das restrições em diversos estados. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: