Enem: Resultado de enquete do MEC prevê cenário ideal em maio de 2021

Data oficial da aplicação do exame será definida em até três semanas. Foto: Cadu Rolim/FotoArena
Data oficial da aplicação do exame será definida em até três semanas. Foto: Cadu Rolim/FotoArena
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A enquete realizada pelo Ministério da Educação (MEC) até as 23h59 da última terça-feira (30) mostra que a quase metade dos estudantes brasileiros prefere que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 seja realizado em maio de 2021, em votação que apresentava três opções: 6 e 13 de dezembro de 2020; 10 e 17 de janeiro de 2021; e 2 e 9 de maio de 2021, para as provas impressas. O resultado fornece as diretrizes para que o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possam aprofundar as avaliações finais da data oficial.

Segundo anúncio feito pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, nesta quarta-feira (1º) e Brasília, a data oficial deverá ser divulgada em até três semanas. O Enem 2020 estava originalmente marcado para novembro deste ano, mas passou por reestruturações em meio à pandemia da Covid-19 e a consequente suspensão das aulas em todo o país. 

A resolução de quando será aplicado o exame mais importante para os estudantes que buscam vagas em instituições de ensino superior passará por análises conjuntas entre vários poderes educacionais, incluindo o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A maior preocupação gira em torno no iminente atraso nos cronogramas universitários, o que já está sendo esperado pelas instituições, mas, talvez, com um distanciamento cronológico um pouco menor do que os seis meses escolhidos pela maioria dos votantes na enquete do MEC. "Com base na sinalização que eles querem fazer a prova em 2021, vamos conversar com representantes do ensino médio e ensino superior para ver quando será", afirmou Lopes, que garante dificuldades na realização da prova em maio.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: