Joe Biden quebra recorde de Obama como candidato mais votado na história dos EUA

Biden ampliou vantagem na apuração após exibição dos resultados de Michigan e Wisconsin
Biden ampliou vantagem na apuração após exibição dos resultados de Michigan e Wisconsin
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Joe Biden bateu o recorde anteriormente pertencente a Barack Obama como candidato presidencial com maior número de votos na história das eleições nos Estados Unidos. Com vários estados pendentes de fechamento nas contagens, Biden já soma um total de 69.629.972 votos, de acordo com informações do Associated Press, superando os 69.498.516 registrados por Obama em 2008. 

A vantagem de Biden foi aberta após uma explosão tardia de votos em Michigan e Wisconsin, abrindo uma vantagem ainda maior para o candidato democrata, que poderá chegar à presidência caso mantenha o ritmo da liderança. Enquanto isso, Donald Trump continua ameaçando entrar na Suprema Corte caso seja derrotado pelo oponente ao mesmo tempo em que comemora a reeleição antes do resultado oficial. 

A apuração dos votos está mais acirrada do que Biden esperava há alguns meses, quando as pesquisas de opinião mostravam uma forte vantagem do democrata em todo o país. Posteriormente, maiores disputas em estados de batalha começaram a reforçar a força de contra-ataque de Trump e refletiram, na votação, uma margem muito mais apertada para Biden, que se declara confiante na vitória e pede paciência aos eleitores para aguardar o resultado final. 

Já do outro lado, Trump fez uma aparição noturna em frente à Casa Branca para declarar vitória. “Estávamos nos preparando para vencer essa eleição. Francamente, ganhamos esta eleição”, disse o presidente, antes de atacar o processo eleitoral via correio: "Esta é uma grande fraude em nossa nação. Queremos que a lei seja usada de maneira adequada. Portanto, iremos ao Supremo Tribunal dos EUA. Queremos que todas as votações parem."

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: