BTS é eleito Artista do Ano pela revista TIME

O grupo sul-coreano alcançou feitos históricos em um ano marcado por mudanças significativas na indústria musical
O grupo sul-coreano alcançou feitos históricos em um ano marcado por mudanças significativas na indústria musical
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O BTS foi eleito o Artista do Ano pela revista Time nesta quinta-feira (10). O grupo masculino sul-coreano partiu do título de maior banda de K-pop para a maior banda do mundo, segundo descrição da revista, que ainda sugere um "ponto final" para consagrar de vez a potência absoluta dos jovens artistas. 

Entre os lançamentos de vários álbuns, o BTS segue quebrando todos os tipos de recorde e ascende ao topo do estrelato da música pop mundial. E eles fizeram isso em um ano definido por reveses, em que o mundo deu uma pausa e todos lutaram para manter suas conexões. Outras celebridades tentaram aproveitar os desafios deste ano, mas nenhuma alcançou feitos tão expressivos quanto o BTS, graças ao poder de sua base de fãs internacional, chamada ARMY.

Capa da edição especial da TIME
Capa da edição especial da TIME
Capa da edição especial da TIME

“Há momentos em que ainda fico surpreso com todas as coisas inimagináveis ​​que estão acontecendo”, disse Suga em entrevista à edição especial da Time. Ao contrário dos olhares controversos que o K-pop tinha há algum tempo, quando ainda era considerado uma novidade para a indústria musical, agora o gênero sul-coreano se transformou em um negócio multibilionário em que todos querem marcar presença para tirar uma fatia. Não é à toa que artistas ocidentais estão começando a se juntar a nomes como BLACKPINK e o próprio BTS. 

Mas eles combinaram esse brilho de superstar com um nível surpreendente de honestidade sobre o trabalho árduo que envolve isso. O BTS atende às demandas da era da autenticidade do Top 40 sem sacrificar o brilho que tornou o K-pop uma força cultural. Não faz mal que suas canções sejam irresistíveis: a sonoridade polida e sem grandes surpresas ou enigmas sonoros, o BTS entrega o que nasceu para fazer: entrar em qualquer playlist mainstream e absorver o máximo de retorno positivo disso. 

BTS não é a primeira banda coreana a estabelecer uma base segura no Ocidente, mas seu sucesso descomunal hoje é indicativo de uma mudança radical no funcionamento interno do fandom e como a música é consumida. Além disso, o BTS faz questão de aderir a lutas globais, como a Black Lives Matter, que recebeu a doação de US$ 1 milhão do grupo. 

Com ou sem Covid-19, o BTS chegaria ao topo em 2020, e este é um dos principais motivos pelos quais a revista Time escolheu o escolheu como Artista do Ano. Formada por RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, a banda que começou os trabalhos em 2010 ainda tem muita estrada pela frente. Nós só não sabemos em qual degrau eles vão parar, mas certamente continuará sendo no topo. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: