Na disputa pela presidência da Câmara, PT declara apoio a Baleia Rossi do MDB

Baleia terá como principal adversário Arthur Lira (PP-AL)
Baleia terá como principal adversário Arthur Lira (PP-AL)
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Após dias de discussões entre os membros do partido, o PT confirmou que irá apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados, fechando assim a aliança centro-esquerda apoiada pelo atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Rossi confirmou a decisão em suas redes sociais após uma reunião nesta tarde de segunda-feira (4). Apesar de ser um nome apoiado por boa parte do partido esquerdista, 23 deputados preferiam lançar um candidato da oposição para se juntar à Rossi caso um segundo turno pudesse acontecer ou simplesmente não apoiar ele pelo fato de ser do MDB.

O PT tem a maior bancada da casa, com 54 deputados e durante a votação para apoiar ou não o emedebista, 27 foram a favor e 23 contrários. O medo de apoiar um candidato do MDB é visto como natural, já que a legenda foi a responsável pela abertura do impeachment contra Dilma Rousseff (PT) por meio de Eduardo Cunha. Baleia Rossi é o presidente nacional da sigla.

Ao todo, 261 deputados de 11 legendas, manifestaram apoio a Baleia (PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede) contra cerca de 175 deputados que apoiam o o líder do centrão, Arthur Lira (PP-AL), nome de indicação do presidente Jair Bolsonaro. Partidos como o Novo e o Podemos ainda não decidiram quem irão apoiar.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: