Conheça o novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Pacheco recebeu 57 votos, contra 21 de Simone Tebet (MDB-MS), em votação secreta realizada na última segunda-feira (1º)
Pacheco recebeu 57 votos, contra 21 de Simone Tebet (MDB-MS), em votação secreta realizada na última segunda-feira (1º)
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) venceu em primeiro turno a eleição para presidente do Senado e do Congresso Nacional, em votação secreta realizada na última segunda-feira (1º). Pacheco recebeu 57 votos, contra 21 de Simone Tebet (MDB-MS). 

10 partidos, incluindo siglas de oposição como PT e PDT, declararam apoio a Pacheco, além do presidente Jair Bolsonaro e Davi Alcolumbre (DEM-AP), agora ex-presidente do Senado, que atuou diretamente na campanha eleitoral de Pacheco desde dezembro de 2020, quando foi vetada a possibilidade de reeleição após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A grande frente de apoio a Pacheco possibilitou sua vitória em primeiro turno, mesmo com todos os demais candidatos desistindo da eleição em favor de Tebet, que deveria ter conseguido mais 16 votos para garantir uma segunda rodada. No entanto, até o MDB abandonou sua candidatura para mirar em vagas na Mesa Diretora. 

"Recebi apoios importantes de senadores e senadoras já manifestados, mais de uma dezena de partidos políticos que vão da direita à esquerda, da oposição e da base do governo. Vamos fazer disto uma grande oportunidade daquilo que apregoei minutos atrás: vamos fazer disto uma oportunidade singular para o Brasil de pacificação das nossas relações políticas e institucionais, porque é isso que a sociedade brasileira espera de nós", disse Pacheco antes da votação. 

Bolsonaro utilizou as redes sociais para comemorar a vitória de Pacheco. "Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22", disse o presidente da república, seguido pelo ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos: "Parabenizo a vitória do Pres Rodrigo Pacheco no Senado Federal! Ao lado do Presidente Bolsonaro, acompanhei o desenrolar de um processo legítimo e democrático na tarde de hoje. É com base nesses princípios que seguiremos articulando em busca do desenvolvimento do nosso País!"

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: