Inep divulga o gabarito oficial do Enem 2020 nesta quarta-feira, 27

O gabarito fica disponível no site do Inep; as notas oficiais serão divulgadas em 29 de março
O gabarito fica disponível no site do Inep; as notas oficiais serão divulgadas em 29 de março
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Enem 2020, cuja abstenção foi de 51,5% no primeiro dia de prova impressa e 55,3% no segundo, terá o gabarito revelado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (27), sem horário definido.

A lista de respostas das 180 questões fornecerá aos estudantes um parâmetro de pontuação para as inscrições em instituições de ensino superior em todo o país e obtenção de bolsas através de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ou o financiamento de mensalidades pelo Fies. 

As notas oficiais padronizadas, no entanto, só serão divulgadas em 29 de março, incluindo os participantes da reaplicação, programada para os dias 23 e 24 de fevereiro, que poderá ter uma participação recorde, já que mais da metade dos inscritos não compareceu aos exames nos dias 17 e 24 de janeiro, devido aos altos índices de contágio da Covid-19, ignorados pela Justiça quando um novo adiamento foi solicitado pela Defensoria Pública da União. 

O Enem consiste em quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Cada área possui 45 questões que totalizam 1.000 pontos. As notas oficiais são reveladas separadamente, de acordo com os acertos dos participantes em cada área de conhecimento, e também são somadas para uma nota geral do Enem, incluindo a nota da Redação, que também varia de 0 a 1.000 pontos. 

No entanto, o exame possui um sistema chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que, teoricamente, detecta a coerência no desempenho do estudante, reconhecendo se ele acertou ao acaso ("chute"), o que representa uma menor pontuação. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: