Covid-19: Ministério da Saúde decide comprar as vacinas da Pfizer e Janssen

Os acordos poderão garantir a compra de 138 milhões de vacinas contra a Covid-19 até o final do ano
Os acordos poderão garantir a compra de 138 milhões de vacinas contra a Covid-19 até o final do ano
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Ministério da Saúde está elaborando contratos para compra de vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen, que deverão ser assinados até o início da próxima semana. 

A decisão foi tomada em reunião virtual com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) nesta quarta-feira (3), ocasião em que o ministro da Saúde informou à entidade que está em fase de desenvolvimento do contrato para enviar à Pfizer e de negociações finais com a Janssen. 

A cúpula do Ministério da Saúde também se reuniu com representantes da Pfizer para discutir a proposta apresenta pela farmacêutica que prevê 8,715 milhões de doses até junho, 32 milhões até setembro e 59,285 milhões até dezembro, totalizando 100 milhões de doses.

Pazuello também se reuniu com representantes da Janssen, do grupo Johnson&Johnson, para discutir a proposta de fornecimento de 38 milhões de doses no segundo semestre de 2021 e a instalação de um parque de produção do laboratório no Brasil. 

"Vamos fazer uma divulgação conjunta de um documento mostrando que estamos nessa fase da negociação. A proposta de cronograma que está sendo apresentada para nós é uma boa proposta, e a partir de agora a gente segue os trâmites de fazer esse contrato o mais rápido possível", disse Pazuello em vídeo.

A decisão do Ministério da Saúde chega após uma série de resistências à compra da vacina da Pfizer. Pazuello chegou a argumentar que as condições impostas pela empresa não era vantajosas, mas recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o registro definitivo da vacina, enquanto as vacinas de Oxford e CoronaVac mantêm autorização para uso emergencial. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: