Após ser processado por plágio, Sam Smith vence o Grammy 2015

Em seu agradecimento, cantor inglês falou sobre o homem que "partiu seu coração" e que serviu de inspiração para o álbum

Após ser processado por plágio, Sam Smith vence o Grammy 2015
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Sam Smith foi o grande destaque da 57ª edição do Grammy Awards, realizado no último domingo (8) em Los Angeles, Estados Unidos. Na premiação, o músico britânico faturou 4 troféus, quebrando de vez a má impressão que ficou após ter sido processado por plágio em uma de suas músicas que viraram hit. 

Emocionado com o anúncio de seu primeiro prêmio como "Melhor Novo Artista" - com outros três a seguir - Sam também foi consagrado nas categorias de "Música do Ano", "Melhor Álbum Pop Vocal" e "Gravação do Ano".

Em seus agradecimentos, Sam dedicou alguns "muito obrigado" aos músicos que trabalharam junto com ele, além de também agradecer, sem revelar nomes, ao homem que "partiu seu coração" e lhe serviu de inspiração para a produção do álbum.

"Eu só quero dizer que antes de fazer este registro eu estava tentando de tudo para conseguir emplacar a minha música. Mas eu estava tentando também perder peso e fazendo músicas horríveis. Foi aí que comecei a ser eu mesmo, a música começou a fluir e as pessoas começaram a ouvir", disse Sam.

Entre outros vencedores, Beck levou prêmios como "Álbum do Ano" e "Melhor Álbum de Rock" com "Morning Phase", Beyoncé venceu nas categorias "Melhor Música R&B" e "Melhor Performance R&B" para "Drunk in Love", em colaboração com o marido Jay Z. 

Com suspeita de gravidez, esperava-se que a bela comentasse algo em seu discurso, porém Beyoncé falou apenas sobre o marido e a filha, Blue Ivy. "Uau, obrigado à vocês. Esta é uma grande honra e eu gostaria de agradecer à Deus... Este tem sido um ano tão incrível. Eu amo todos vocês. Além disso eu gostaria de agradecer ao meu amado marido. Eu te amo profundamente. Minha filha que está assistindo, Blue, eu te amo. Eu gostaria de agradecer também a minha Beyhive. Obrigado à todos vocês".

Pharrell Williams seguiu como um dos vencedores da noite com três prêmios, "Melhor Vídeo de Música Pop", "Melhor Performance Pop Solo" com a canção "Happy" e "Melhor Álbum Contemporâneo Urbano" pelo disco "G I R L". Confira abaixo a lista dos vencedores do "Grammy 2015":

Artista revelação: Sam Smith

Música do ano: Stay With Me (Darkchild Version) - Sam Smith

Gravação do ano: Stay With Me (Darkchild Version) - Sam Smith

Álbum do ano: Morning Phase - Beck

Melhor duo pop/performance de grupo: A Great Big World With Christina Aguilera - "Say Something"

Melhor album tradicional pop vocal: Tony Bennett & Lady Gaga - Cheek To Cheek

Melhor performance pop solo: Pharrell Williams - Happy

Melhor album pop vocal: Sam Smith - In The Lonely Hour

Melhor performance de rock: Jack White - Lazaretto

Melhor álbum de rock: Beck - Morning Phase

Melhor música de rock: Paramore - Aint It Fun, de Hayley Williams & Taylor York

Melhor álbum de rock alternativo - St. Vincent - St. Vincent

Melhor performance de metal - Tenacious D - The Last In Line

Melhor performance de rap - Kendrick Lamar - I

Melhor colaboração de rap - Eminem Featuring Rihanna - The Monster

Melhor música de rap - Kendrick Lamar – I, de K. Duckworth & C. Smith

Melhor álbum de rap - Eminem - The Marshall Mathers LP2

Melhor performance de R&B - Beyoncé Featuring Jay Z - Drunk In Love

Melhor performance tradicional de R&B - Jesus Children, Robert Glasper Experiment Featuring Lalah Hathaway & Malcolm-Jamal Warner

Melhor Música R&B - Beyoncé Featuring Jay Z - Drunk In Love

(Shawn Carter, Rasool Diaz, Noel Fisher, Jerome Harmon, Beyoncé Knowles, Timothy Mosely, Andre Eric Proctor & Brian Soko, (autores)

Melhor álbum contemporâneo urbano - Pharrell Williams - Girl

Melhor álbum de R&B - Toni Braxton & Babyface - Love, Marriage & Divorce

Melhor álbum contemporâneo instrumental - Chris Thile & Edgar Meyer - Bass & Mandolin

Melhor álbum eletrônico/eletrônico - Aphex Twin - Syro

Melhor álbum country - Miranda Lambert - Platinum

Melhor vídeo - Pharrell Williams - Happy

Melhor composição instrumental - John Williams - The Book Thief

Melhor álbum de reggae - Ziggy Marley - Fly Rasta
 

Com informações do portal O Fuxico.

Processo por plágio

Sam Smith emplacou a música "Stay With Me" em primeiro lugar nas paradas da Inglaterra, além de ter vendido mais de 4 milhões de cópias, e conquistar o segundo lugar em vendas nos Estados Unidos. Contudo, parece que trata-se de uma inspiração bem próxima a "I Won't Back Down", composta por Tom Petty e lançada no final da década de 80. 

Apesar da polêmica e dos processos gerados desde o ano passado, Petty comunicou que não tem ressentimentos, e que essas coisas sempre irão acontecer na música. Confira, na íntegra, o texto publicado por ele:

"Todos os meus anos de composição mostraramme que estas coisas podem acontecer. Na maioria das vezes, tu percebes antes que saia da porta do estúdio, mas neste caso passou. A equipa do Sam Smith foi muito compreensiva, e chegámos facilmente a um acordo. A palavra processo nunca sequer foi dita, nem foi alguma vez a minha intenção. Nada mais foi dito. Como chegou À Imprensa ultrapassa-me, e ao Sam. Acidente musical, nada mais, nada menos. Paz e amor para todos", disse o músico. 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: