Polêmica! Henri Castelli depõe após comentário de sua ex na web

Juliana Despírito criticou foto da filha no colo de uma yalorixá em Maceió. Mãe Neide denunciou caso e promotor convocou o ator a depor nesta tarde.

Polêmica! Henri Castelli depõe após comentário de sua ex na web
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Henri Castelli, hoje com 37 anos, teve que comparecer ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL), em Maceió, na última sexta-feira (03) para prestar depoimento sobre a crítica feita pela sua ex-companheira, Juliana Despírito, em uma foto publicada por ele na internet em que a filha do casal aparece no colo de uma yalorixá, a mãe Neide Oyá D´Oxum, sacerdotisa de matriz africana.

No post, Juliana usou uma hashtag com a frase "aqui não entra macumba". O comentário foi classificado pela yalorixá como preconceituoso e ofensivo.
Acompanhado de dois advogados, Castelli foi ouvido pelo promotor Flávio Costa, da 62º Promotoria, que lida com questões de religião, racismo e diversidade sexual, e também pela promotora criminal Marluce Falcão.

Ele chegou pela entrada traseira do prédio para não ser fotografado e se recusou a falar com a imprensa. “O processo, na parte dele, vai ser julgado em São Paulo. Aqui é a Mãe Neide. Por isso, não é interessante ele chegar a público e se manifestar”, justificou o advogado Newton Pereira Gonçalves.

Gonçalves disse também que entidades de matriz africana já demonstraram apoio à causa da Mãe Neide.
“Outras entidades estão nos apoiando, se manifestando em seus estados com apoio dos MPs. Elas planejam entrar com outras representações. Assim sendo, esse caso ainda vai ter outros desdobramentos”, pontua Gonçalves.

A outra advogada do ator, Vanessa Carneiro Gonçalves, disse à imprensa que Henri foi grandemente afetado com o acontecido. “É uma situação muito delicada tanto para ele quanto para ela. Por isso nós viemos unicamente para dar andamento a situação que já foi deflagrada. Estamos em andamento com o processo”.

Juliana Despírito critica publicação de ator Henri Castelli Foto: Reprodução/Instagram

Ainda nesta sexta, a yalorixá também foi ouvida pelos promotores. "Espero que ela [Juliana] se retrate e peça desculpas. Quero que isso pare, pois se a gente ouve essas coisas e não faz nada, abre brecha para outros ataques piores", disse ao ressaltar que Juliana acabou expondo a criança também.

Contra Juliana foi instaurado um inquérito no dia 19 de maio, quando a Mãe Neide procurou o 2º Distrito Policial para prestar depoimento. Ela e outras duas testemunhas de defesa foram ouvidas pelo delegado Alcides Andrade.

O delegado Alcides, que também participou do depoimento nesta sexta, entrou em contato com o titular da 12ª Seccional de Taubaté, em São Paulo, José Antônio Lins de Paiva Gonçalves para que colha o depoimento da ex-esposa do ator, Juliana Despirito. Ela será ouvida na semana que vem.
"No depoimento, ele [Henri] reafirmou que a conduta da Juliana foi ofensiva à mãe Neide, à religião e a ele próprio. A fala dele contribuiu para o andamento da investigação", afirmou o delegado ao ressaltar que Juliana pode ser indiciada em pelo menos dois crimes.

"Ela pode responder tanto pela Lei 7.717, artigo 20, que fala sobre incitar e promover discriminação contra religião, e no art. 208 do Código Penal, que fala sobre escarnecer de questão religiosa. Cada um desses crimes é passivo de prisão de 1 a 3 anos", explicou o delegado. (G1)

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: