Com dólar a R$ 4,40 e indústrias em recessão, Bolsonaro teme oposição e cobra Guedes

Ministro começa a receber cobranças mais duras do presidente
Ministro começa a receber cobranças mais duras do presidente
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O valor do dólar continua operando em alta no Brasil, e nesta sexta-feira (21) atingiu a marca histórica de R$ 4,40, levantando novos questionamentos sobre a economia brasileira, que teoricamente poderia alavancar o setor industrial com possíveis aumentos na exportação, mas ainda é realidade a diminuição de expectativa de alta no Produto Interno Bruto (PIB), fato que levou Jair Bolsonaro a fazer cobranças diretas ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião realizada nesta semana, segundo informações divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo. 

O presidente teria exigido que a atividade econômica cresça, no mínimo, 2%, em meio a diversos fatores responsáveis por criar pessimismos em relação ao aumento do PIB, como o impacto econômico mundial gerado pelo surto do Coronavírus, que modifica as atividades comerciais realizadas na China, por exemplo, que já apresenta mais de 2 mil confirmações de morte, prejudicando diretamente a atividade industrial no país asiático. 

Para Bolsonaro, a principal preocupação gira em torno de empresários e investidores, que podem entrar para a oposição em 2022, caso não haja crescimento econômico no país. Tudo que o presidente não deseja neste momento é perder a popularidade entre os seus seguidores mais importantes, que nem de longe sonham em ficar menos ricos. No geral, o mercado brasileiro mantém em 2,23% a expectativa de alta do PIB em 2020, segundo dados coletados pela Focus, mas nem todas as pesquisas concluem o mesmo. Em algumas outras estimativas, oriundas de consultorias e bancos, a estimativa de crescimento não passa de 2%. 

São vários os motivos que podem preocupar Jair Bolsonaro este ano, e não há dúvidas de que a situação não está fácil para o atual governo brasileiro, que enfrenta represálias diretas da oposição, e até mesmo da polícia militar, que realiza manifestações pelo país e exige aumentos salariais, sob apoio de deputados ligados ao clã-Bolsonaro. Em uma das manifestações, Cid Gomes foi baleado à queima roupa por PMs após tentar furar o bloqueio com uma retroescavadeira. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: