Após prometer "revolução" e esnobar E3, Sony revela PlayStation 5 e decepciona usuários

Apresentação de Mark Cerny não correspondeu ao 'hype' criado pela companhia
Apresentação de Mark Cerny não correspondeu ao 'hype' criado pela companhia
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Quem assistiu à apresentação da Sony feita pelo líder de arquitetura de sistema Mark Cerny nesta quarta-feira (18), sobre as especificações do PlayStation 5, provavelmente teve a mesma reação que outras milhares de pessoas nos comentários do vídeo, transmitido ao vivo pelo canal PlayStation, no YouTube: tédio. É óbvio que se tratava de uma apresentação técnica, e já era esperado que não teríamos nenhum tipo de demonstração visual de jogos ou testes do aparelho, mas chamou atenção a monotonia e prolongamento do evento, que mais parecia uma palestra comum do que a promessa de "mergulho profundo na arquitetura do sistema do PS5 e como ele moldará o futuro dos jogos" feita pela companhia japonesa, que chegou a esnobar a E3 no início do ano, afirmando que não participaria do evento por incompatibilidade de posicionamentos, sobretudo com o que a Sony estaria buscando com a nova geração. 

Mas afinal, o PlayStation 5 não é tudo isso? Não é bem por aí. O console possui hardware de alto desempenho, assim como o Xbox Series X, revelado na segunda-feira (16), mas até o momento não mostrou o porquê de tantas promessas "revolucionárias". Entre os dois concorrentes, as especificações são semelhantes, com algumas diferenças em clocks, teraflops e variabilidade de velocidades, mas os quase 60 minutos de apresentação de Cerny exibem um grande salto na busca pela melhor otimização possível e o contato direto com os desenvolvedores de jogos, rendendo esperanças de um desempenho mais impressionante do que já é esperado pelo público. 

Até aí, estava tudo bem, e todos continuaram a acompanhar a apresentação para conferir maiores detalhes, até que a transmissão foi encerrada sem mostrar o design do console. No portal Push Square já está sendo realizada uma enquete em que os leitores podem avaliar a apresentação da Sony como "muito boa", "boa", "ok", "pobre" ou "muito pobre", e adivinhem só: a maioria votou na última opção, até o fechamento desta matéria. 

Mas vamos às especificações técnicas principais do PlayStation 5:

Processador: 8 Núcleos Zen 2 até 3.5GHz (frequência variável)

GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs até 2.23GHz (frequência variável)

RAM: 16GB GDDR6/256-bit

Armazenamento: 825GB SSD personalizável

Resolução Máxima: 8K

Unidade ótica: 4K UHD Blu-ray drive

Armazenamento externo: Suporte à USB HDD

Retrocompatibilidade: Capaz de rodar games de PS4 e PS4 Plus

Cerny dedicou um bom tempo para falar especificamente sobre o uso do SSD, um dos pontos mais mencionados pelos desenvolvedores consultados pela equipe Sony, e também apresentou um sistema de som 3D capaz de levar ao usuário uma experiência inovadora, além de garantir a diminuição dos ruídos no console. Resta esperar por maiores detalhes sobre design e, é claro, do produto em ação. E você, o que achou do anúncio feito pela Sony nesta quarta? Deixe sua opinião nos comentários! 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: