Evite filas: Veja como regularizar o CPF online para obtenção do Auxílio Emergencial

 Possíveis beneficiários encaram aglomeração para tentar resolver problemas com o CPF. Foto: Victor Hugo Bittencourt/RPC.
Possíveis beneficiários encaram aglomeração para tentar resolver problemas com o CPF. Foto: Victor Hugo Bittencourt/RPC.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A procura pelo Auxílio Emergencial gerou 22 milhões de cadastros nas primeiras 24 horas, e nesta quinta-feira (9), 2,5 milhões de informais já receberam o benefício, mas muitos estão tendo dificuldades para efetuar o cadastro por causa da situação irregular do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que deve ser regularizado para que o possível beneficiário consiga, pelo menos, efetuar a inscrição. A Receita Federal instrui os usuários a efetuarem a regularização através da Internet, por formulário eletrônico ou chat

Nos casos em que não for possível resolver os problemas relacionados ao CPF pelo site, a ação poderá ser feita através dos e-mails corporativos da Receita Federal, listados por região ao final desta matéria. No corpo do e-mail, deverá constar a seguinte documentação: documento de identificação com foto; título de eleitor, se tiver; comprovante de residência; protocolo de atendimento da entidade conveniada (Banco do Brasil, Caixa ou Correios) ou o protocolo gerado na internet; Foto do solicitante segurando o documento de identidade aberto, com frente e verso visíveis e legíveis. 

Somente em casos excepcionais em que o possível beneficiário não consiga efetuar a regularização por meio eletrônico, a ida às unidades de atendimento da Receita Federal é recomendada, mas o que se vê são filas extensas pelo Brasil, com milhares de pessoas aglomeradas, esperando por horas para serem atendidas, sobretudo porque algumas unidades da Receita Federal trabalham com horário e quantidade de funcionários reduzidos.

Nesta situação, compreende-se que o acesso à internet não é uma realidade para todos, mas, na medida do possível, procure ajuda próxima para garantir sua própria segurança e a dos outros ao seu redor, sem enfrentar aglomerações.

Lista de opções para regularizar o CPF online

- Formulário de Inscrição no site da Receita Federal;

- Chat da Receita Federal;

- E-mail corporativo da Receita Federal, conforme tabela de jurisdição por estado apresentada a seguir:

1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO) [email protected]

2ª Região Fiscal (ACM AM, AP, PA, RO e RR) [email protected]

3ª Região Fiscal (CE, MA e PI) [email protected]

4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN) [email protected]

5ª Região Fiscal (BA e SE) [email protected]

6ª Região Fiscal (MG) [email protected]

7ª Região Fiscal (ES e RJ) [email protected]

8ª Região Fiscal (SP) [email protected]

9ª Região Fiscal (PR e SC) [email protected]

10ª Região Fiscal (RS) [email protected]

Links oficiais do Auxílio Emergencial

Auxílio Emergencial - Site

Auxílio Emergencial - App para Android 

Auxílio Emergencial - App para iOS

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: