Ian Anderson, do Jethro Tull, "sofre de uma doença pulmonar incurável"

Em entrevista, o lendário cantor e flautista chocou os fãs ao declarar que 'meus dias estão contados'.
Em entrevista, o lendário cantor e flautista chocou os fãs ao declarar que 'meus dias estão contados'.
Carol Souza
Por Carol Souza

Ian Anderson, vocalista do Jethro Tull, revelou que "está sofrendo de uma doença pulmonar incurável". A lenda do rock chocou os fãs ao dizer que seus "dias estão contados" em uma conversa com Dan Rather para o programa veterano "The Big Interview", transmitido nesta quarta (13), na AXS TV.

Em uma prévia da entrevista, Rather perguntou a Anderson sobre as dificuldades de cantar e tocar flauta no palco, ao qual Anderson respondeu: "Vou lhe contar uma coisa que nunca contei a ninguém em público antes - estou sofrendo de uma doença pulmonar incurável com que fui diagnosticado há alguns anos atrás".

E segue em seu relato: "Eu luto. Eu tenho o que é chamado de exacerbações - períodos em que eu recebo uma infecção que se transforma em bronquite grave e eu tenho talvez duas ou três semanas em que é realmente um trabalho difícil sair por aí no palco e tocar. Dedos cruzados, eu tenho 18 meses agora sem exacerbação e estou tomando medicação. Se eu for mantido em um ambiente razoavelmente livre de poluição em termos de qualidade do ar, eu fico bem. Mas meus dias estão contados".

Anderson acrescentou: "Ainda não está no ponto em que afeta minha vida cotidiana - ainda posso correr para pegar o ônibus".

Perguntado sobre seu prognóstico, Anderson respondeu: "Lute até o fim - continue usando seu poder pulmonar enquanto tiver a sorte de tê-lo e empurre-o ao limite o tempo todo".

Quanto à especificidade da doença, Anderson disse que é "denominada DPOC, onde você perde parte da capacidade dos pulmões de fornecer oxigênio suficiente".

O roqueiro de 72 anos apontou as máquinas de neblina como o principal culpado, afirmando: "Passei 50 anos da minha vida no palco entre aquelas coisas miseráveis ​​que chamo de máquinas de fumaça. Hoje, eles são educadamente referidos apenas como perigosos, como se fossem de alguma forma inocentes e não danificassem seus pulmões. Eu realmente acredito que essa é uma parte muito significativa do problema que tenho".

Por coincidência, o álbum de maior sucesso de Jethro Tull é o "Aqualung" de 1971, que foi certificado como triplo platina nos Estados Unidos. A banda também ganhou o primeiro Grammy de metal / hard rock em 1989, superando os favoritos do Metallica, apesar do álbum vencedor de Jethro Tull, "Crest of a Knave", não ser realmente considerado metal ou hard rock. Confira o trecho do vídeo da entrevista no "The Big Interview" com Rather e Anderson.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: